Vamos lembrar da famosa frase de Taylor, o pai da Administração Científica, “se você quiser que alguma coisa não funcione, não indique quem vai ser o responsável pela sua execução”. Outra fato, vocês já viram em jogos de futebol a bola quicando na grande área sem que qualquer jogador a chute para o gol. Um fica esperando pelo outro e o goleiro acaba pegando a bola.
Isso ocorre porque fazemos os projetos e não indicamos quem vai ser a pessoa ou qual o setor responsável pela sua implementação. É imprescindível que a empresa tenha um setor responsável pelo Programa de Integridade. A área de compliance não pode ser um “puxadinho” de outra. Tem que ter identidade própria e com funções definidas dentro do organograma. E também acesso à alta administração.
Por que é importante um setor específico de compliance na empresa? Esse setor precisa ter autonomia para tomar decisões e implementar ações para o correto funcionamento da política de integridade.
Também deve ter autonomia para apresentar medidas necessárias para prevenir, detectar e remediar atos lesivos que possam ocorrer na empresa. Desse modo, o Setor de Compliance pode sugerir, entre outras medidas, investimento financeiro, incremento de trabalho, mudança de rotinas e sugestões de treinamento.
A alta direção comprometida deve assinar embaixo as medidas propostas pelo Setor de Compliance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.