Mapeamento de riscos na empresa

Mapeamento de riscos

Se eu conheço as minhas fragilidades, posso elaborar uma estratégia para tentar preveni-las, detectá-las e remediá-las. Essa é a mesma lógica dentro das empresas.  Nesse sentido, a frase do general chinês Sun Tzu cai muito bem: “Conheces teu inimigo e a ti mesmo, cem batalhas vencerás”.

Assim, o mapeamento de riscos e é o mais importante dentro de um Programa de Integridade.
Detalhe, ele deve levar em consideração o porte e as especificidades da empresa. Não adianta eu pensar que o PI de uma grande indústria fabricante de cerveja vai servir a minha construtora. São soluções completamente diferentes. Então, copiar o PI de uma outra empresa é um péssimo negócio.

Esse autoconhecimento empresarial é importante para a avaliação dos riscos e também para mitigar a probabilidade de ocorrência de fraudes em licitações e contratos e a ocorrência de atos de corrupção. Com os riscos descobertos, a empresa vai produzir regras, políticas e procedimentos para prevenir, detectar e remediar.

Dicas importantes para evitar riscos na empresa:
-Em hipótese alguma permitir que licitações públicas sejam burladas, assim como a execução de contratos com a administração pública.
-Jamais oferecer vantagem ou atender pedidos para obter licença, autorização ou permissão de governos (Federal, Estadual ou municipal).
-Não fazer pressão nos funcionários para o cumprimento de metas inexequíveis. Nesse caso, eles tenderão a “vender a alma ao diabo” para atingir os objetivos da empresas. Lembrem-se do diabo de Goeth.
-Cuidados com a oferta de patrocínios e doações (camuflar o pagamento de vantagens indevidas).
-Vigiar as contratações de terceiros (venceu uma licitação e subcontratou). O exemplo do IABAS no Rio de Janeiro que não conseguiu entregar nenhum dos 7 hospitais de campanha prometidos. Só lembrando que a a LEL (Lei 12. 846/2013) prevê as seguintes penalidades: multa, acordo de leniência e cadastro no CEIS.


#organograma #administração #gestãoempresarial #empresa #programadeintegridade #maranhão #maranhao #cgu #curso #treinamento #riscos  #palestras #consultoria #corrupção #mapeamentoderiscos  #mercado #competição #sucesso #integridade #compliance

Comentários