Compliance fácil: a importância do comprometimento da alta administração

Qual a importância do comprometimento da alta administração para que o Programa de Integridade atinja os seus objetivos?

O comprometimento e apoio da alta administração é essencial para criar uma cultura organizacional na empresa que preze pela ética. E essa cultura organizacional reformada deve ser seguida por todos: funcionários, terceirizados e, até, fornecedores. Mas o que vem a ser cultura organizacional? É um conjunto de hábitos e crenças firmados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes compartilhadas por todos os membros de uma empresa.

Assim, o dono (diretor, presidente, assembleia geral, gerente...) deve incorporar o assunto da integridade em seus discursos e suas ações. Ele também deve verificar a efetividade das ações do setor de compliance. Destinar recursos adequados para o seu funcionamento e, também garantia que o setor de compliance tenha autonomia.

Como envolver todos no programa de compliance?  Nivel estratégico (alta administração), nível tático (média gerência) e o nível operacional (funcionários, terceirizados e fornecedores) devem falar a mesma língua. Desse modo, aa alta administração deve exigir que os chefes de áreas sejam enfáticos com a não tolerância a atos lesivos contra a gestão pública e consumidores. Em verdade, é o que se chama “vestir a camisa do compliance”.

#gestão #gestãoempresarial #planodeintegridade #competividade #estratégico #tático #operacional #diretor #presidente #discursos #ação #autonomia #maranhão #maranhao #comprometimento #altaadministração #camisa #ética #valores #objetivos #compliance

Comentários