Como o portal da transparência pode ajudar no controle social?



Fonte: CGU

O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro. É possível acompanhar uma série de situações pelo Portal. Quer ver alguns exemplos?
  • Você pode acompanhar os repasses para seu município e ver se, de fato, os serviços que receberam recursos estão sendo prestados ou se os bens foram adquiridos. Por exemplo, seu município provavelmente recebe recursos para merenda escolar. Tem merenda nas escolas?
  • Você pode acompanhar as políticas públicas, vendo quanto o governo está investindo em educação, saúde, segurança pública. Pode inclusive ver de forma mais detalhada: educação básica, investimentos em unidades básicas de saúde, ou construção de estabelecimentos penais. Além de acompanhar os gastos, é possível, por exemplo, ver quantos servidores trabalham no Ministério da Cultura e comparar com órgãos.
  • Se o seu interesse for nas compras públicas, pode acompanhar os contratos e licitações. É possível acompanhar uma série de informações, com as relativas às contratações que usaram dispensa de licitação ou aos maiores contratos com a administração pública.
  • Com a consulta de servidores,  é possível identificar acúmulos de cargo ou pessoas ganhando acima do teto - e talvez até um caso de nepotismo ou de conflito de interesses.
  • Você pode verificar se um vereador da sua cidade não está recebendo bolsa família ou outro benefício indevido.
  • Também é possível identificar abusos nas viagens a serviços e nos cartões de pagamento.
Viu só quanta coisa dá para fazer pelo Portal da Transparência. Agora, para melhorar aproveitá-lo, fique de olho nas dicas de Controle Social, na seção Aprenda Mais e em outras novidades que vêm por aí!

Outra dica: não deixe de se cadastrar nas notificações do Portal e use sempre o Sistema de Informação ao Cidadão para complementar as informações.

E se achar algo suspeito, denuncie!

Acesse o portal aqui!

Comentários