domingo, 30 de junho de 2024

Economia para concursos: Conceitos básicos de microeconomia

O mercado é composto por consumidores e produtores. Por isso, começa-se pelo estudo de dois conceitos fundamentais em economia: demanda e oferta. Quando nos referirmos à demanda, retrataremos o comportamento do consumidor. Da mesma forma, a oferta reflete o comportamento do produtor. 1)DEMANDA: A demanda é definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir a um certo preço.A demanda reflete uma intenção, um desejo, a disposição de comprar, e não a aquisição efetiva do bem, ou seja, demandar não é sinônimo de comprar. Portanto, demanda é o desejo de comprar e a quantidade demanda é o que efetivamente o consumidor pode comprar vendo a sua carteira. A Lei Geral da Demanda: Qualquer elevação de preço de um bem, o consumidor tende a consumir menos, e vice-versa. Efeito substituição: os consumidores comprarão mais do bem que teve seu preço reduzido e menos do bem que se tornou relativamente mais caro. Efeito renda: a mudança no consumo de um bem resultante de um aumento do poder de compra, com os preços relativos mantidos constantes. Em regra, a quantidade demandada é determinada pelo preço do próprio bem. Contudo, existem outros fatores, denominados extrapreço: Preço de outros bens, Renda e Gostos e preferências. ATENÇÃO: O bem de Giffen foge desta regra porque o aumento de preço provoca aumento da quantidade demandada.
2)OFERTA: as quantidades de um determinado bem ou serviço que os produtores desejam oferecer no mercado a determinados preços em um dado período. À medida que o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem também tende a aumentar. Assim, a curva de oferta tem inclinação positiva, o que significa que, para cada aumento no preço, as empresas estão dispostas a oferecer mais do bem. 3)EQUILÍBRIO DE MERCADO: Quando a lei da oferta interage com a lei da demanda para determinar o ponto de equilíbrio de mercado. Contudo, quando as forças não estão em equilíbrio, as principais manifestações são o excesso ou a escassez de produtos no mercado. Um mercado em desequilíbrio é aquele no qual as quantidades ofertadas e as demandadas são divergentes. 4)ELASTICIDADES: A elasticidade-preço da demanda é uma medida do grau de sensibilidade dos consumidores diante das variações de preço de um determinado produto. Elasticidade-renda indica o quanto a quantidade demandada de um bem muda em resposta a uma mudança na renda. 5)ESTRUTURA DE MERCADO: As principais estruturas de mercado são: Concorrência perfeita, Concorrência monopolística (um mercado mais próximo da realidade, onde diversas empresas competem entre si, mas os produtos não são totalmente homogêneos), Oligopólio ( mercado dominado por poucas empresas) e Monopólio. 6)FALHAS DE MERCADO: As principais falhas de mercado são: • Mercados imperfeitos (são aqueles que não atendem às condições ideais da concorrência perfeita, como grande número de empresas, produtos homogêneos, livre entrada e saída de empresas e informação perfeita. Essa imperfeição abre caminho para diversas falhas de mercado). • Externalidades (ocorrem quando as ações de um agente econômico geram efeitos colaterais positivos ou negativos para outros agentes, sem que haja uma contrapartida financeira). • Bens públicos (são aqueles que possuem não rivalidade no consumo (uma pessoa consumir não impede outra de consumir) e não exclusão (é impossível impedir alguém de usufruir do bem). • Assimetria de informações (quando um agente possui mais informações do que outro em uma transação, gerando desequilíbrio de poder e potencial para oportunismo) gera SELEÇÃO ADVERSA e Risco Moral. Mais dicas para concursos em meus livros e materiais que você encontra no link APRENDA +

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