quarta-feira, 2 de outubro de 2024
Concursos públicos: Desvendando os segredos do balanços
A Lei 4.320/64 é a bússola para a contabilidade pública no Brasil, estabelecendo as demonstrações contábeis obrigatórias para todas as entidades governamentais. Quer entender melhor cada uma delas? Vamos lá!
Balanço Orçamentário: É como um raio-X da sua gestão financeira. Ele compara o que você planejou arrecadar e gastar com o que realmente aconteceu. É a sua ferramenta para avaliar se o orçamento está sendo cumprido.
Balanço Financeiro: Um retrato completo da movimentação financeira da entidade. Além de mostrar as receitas e despesas orçamentárias, ele também inclui as extra-orçamentárias e os saldos em caixa. Os Restos a Pagar, por exemplo, entram aqui como uma espécie de "compensação".
Demonstração das Variações Patrimoniais: Essa demonstração mostra como o patrimônio da entidade mudou ao longo do período. Seja por causa da execução orçamentária ou por outros motivos, como a aquisição de um novo bem.
Balanço Patrimonial: É a fotografia do patrimônio da entidade em um determinado momento. Ele divide o ativo e o passivo em financeiro e permanente, mostrando o que a entidade possui e o que ela deve.
Por que entender esses balanços é tão importante?
Transparência: Demonstra aos cidadãos como os recursos públicos estão sendo utilizados.
Controle: Permite acompanhar a execução orçamentária e identificar possíveis desvios.
Tomada de decisão: Auxilia na tomada de decisões mais assertivas e na melhoria da gestão pública.
Dica extra: Para aprofundar seus conhecimentos faça o curso on line Tribunal Expert. Últimas matrículas pelo zap 98996040286
#Lei4320 #ContabilidadePública #Balanços #GestãoFinanceira #Transparência #concursos #tribunaldecontas #tribunalexpert
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.