Como fiscalizar obras públicas sem ser engenheiro?


Por Welliton Resende* 

O povo não só pode como deve fiscalizar; afinal o dinheiro que está sendo gasto com a execução da obra é público. Ou seja, é retirado dos impostos que pagamos todas as vezes que adquirimos o arroz, o feijão, as roupas, enfim, praticamente tudo o que consumimos.

Respondida a primeira pergunta, vem a seguinte: como fiscalizar?

1° passo: verificar se foi colocada a placa da obra. É nesta placa que estarão as informações sobre a origem dos recursos. Pode ser federal, estadual ou mesmo recurso próprio.

2° passo:verificar o nome da empresa que está executando a obra ou serviço; anotar o CNPJ e depois entrar no site da Receita Federal e digitar esse nº. Com isso, você vai verificar se a empresa realmente existe.

Caso você queira aprofundar-se mais, vá até o endereço indicado, como sendo o da sede da empresa, e tire algumas fotos do local. 

Veja bem! se não existir empresa alguma no local estas fotografias já servirão de base para você preparar um denúncia.

3° passo:conversar com os trabalhadores da obra para saber se eles são empregados desta empresa (nome na placa), ou se são contratados diretamente por alguém da prefeitura.

Normalmente, as prefeituras contratam um mestre-de-obras, pedreiros e serventes para executar diretamente a obra. 

4° passo:visitar sempre o canteiro e verificar se não está havendo furto de materiais de construção, ou se não estão fazendo “serviço-porco”.

5° passo:procure o Promotor de Justiça da Comarca e relate a ele o que você descobriu.

Estas são dicas simples para se começar um trabalho de fiscalização de obras públicas.

Faça isso e verá que as coisas começarão a mudar!

*Resende é federal e professor auditor de Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 

Comentários