A importância da ouvidoria para o sucesso da gestão


Por Welliton Resende* 

Instituir uma ouvidoria é uma medida inteligente de gestão.

Se engana quem acredita que uma ouvidoria sirva apenas para receber reclamações ou para que as pessoas se utilizem dela para resolver problemas de caráter pessoal. 

Enfim, o processo de escuta à sociedade é uma ferramenta poderosa de controle. Quem em sã consciência gostaria de iniciar um mandato associado a escândalos de corrupção?

A participação do cidadão é essencial, porque se constitui em uma forma preciosa para a obtenção de informações e, por conseguinte, de mapeamento de riscos. 

Como exemplo, poderíamos citar um desvio de merenda em uma determinada escola. A ouvidoria ao receber essa manifestação repassará ao prefeito/governador que rapidamente poderá ordenar a apuração e o pronto restabelecimento da normalidade. Agora, imagine se o gestor sabe disso apenas pela imprensa?

Em suma, escutar a população é a melhor forma de evitar conflitos e transformar essas manifestações em oportunidade de melhoria da gestão.

*Resende é federal e professor auditor de Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 

Comentários