sexta-feira, 1 de julho de 2022

Contratos mal feitos fazem a gestão municipal jogar dinheiro fora com aditivos?


Por Welliton Resende* 

O resultado dessa equação são obras inacabadas, falta de medicamentos e de merenda escolar. Contratos mal feitos, queridos alunos, podem levar a preços superfaturados. Além disso os órgãos de controle podem interpretar que está havendo uma simulação de licitação.

Assim, recomendo em meu livro que o gestor municipal realize um controle mais efetivo e transparente da execução contratual. Devem submeter as minutas de editais de licitação, de instrumentos contratuais e de seus aditivos ao prévio exame e aprovação da sua assessoria jurídica.

Também recomendo que o termo aditivo indique os valores mensal e anual e junte o memorial de cálculo ao processo. E, por fim , jamais se esquecer de que o preço unitário das quantidades acrescidas deve ter por limite máximo o preço de mercado.

Um grande abraço e muito sucesso em sua gestão!!!

*Resende é federal e professor auditorde Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram)

quinta-feira, 30 de junho de 2022

A qualidade da despesa pública começa com um bom empenho


Por Welliton Resende* 

O empenho é a etapa em que a prefeitura/secretaria/Câmara municipal reserva no orçamento o dinheiro que vai pagar o bem entregue ou o serviço executado. O art. 61 da Lei 4320/64 diz que para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho". Agora para uma boa execução orçamentária e financeira, quais os cuidados que o gestor deve ter com o empenho:

1 - A autorização do empenho foi dada e assinada por autoridade competente (ordenador de despesa).
 2 - A data do empenho da despesa é anterior à data de emissão da nota fiscal do fornecedor.
 3 - O nome do credor apresentado na Nota de Empenho é o mesmo registrado no comprovante de despesa.

Gostaram das dicas, meus estimados alunos?

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quarta-feira, 29 de junho de 2022

Aprenda a fazer uma Matriz Swot para a secretaria de Educação

Por Welliton Resende* 

O gestor da educação tem duas maneiras de lidar com os problemas na sua pasta: ser surpreendido e reagir a eles com a velha estratégia de “apagar incêndios”. Ou antecipar-se adotando medidas conscientes que mantenham ou reduzam o impacto na gestão por meio de gerenciamento de riscos.

O passado é lição para refletir, não para repetir! Os problemas que ocorreram na gestão anterior devem ser analisados porque podem voltar a repetir-se. Por exemplo, greve de professores, falta de merenda, fraudes em licitações. Tudo isso é evitado por meio do autoconhecimento organizacional. Basta o gestor produzir uma boa e estruturada Matriz Swot.

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terça-feira, 28 de junho de 2022

Como se transformar em uma usina de ideias?


Por Welliton Resende* 

Lendo a biografia de Henry Ford, me deparei com algumas pistas interessantes. A primeira delas é que quase todo mundo pode ter uma boa ideia. No entanto, ideias não tem valor algum se não puderem ser transformadas em alguma coisa prática. 

Quando tive o insight de escrever um livro sobre gestão pública, havia também outros projetos correndo paralelamente na cabeça. No entanto, quando você tiver uma boa ideia para começar, é melhor se concentrar em aperfeiçoá-la do que procurar uma nova (Ford).

Por fim, não devemos ter medo das novas ideias. Elas podem significar a diferença entre o triunfo e o fracasso. Ser criativo não é fácil, mas é a melhor maneira de mudar o mundo ao nosso redor. 

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sexta-feira, 17 de junho de 2022

Conheça a técnica que ajuda a resolver qualquer problema


Por Welliton Resende* 

Não existe problema sem uma causa. O que pode existir é um problema sem solução e nesses casos não devemos nos preocupar. Pessoal, preocupações só com aqueles que tem algum tipo de solução.

O filósofo René Descartes (1596-1650), em sua obra “O discurso do método”, nos recomenda dividir um problema para poder solucioná-lo melhor.

Assim, é sinal de inteligência se debruçar sobre as causas que levaram ao problema e tratar de corrigir cada uma delas. Se o leite derramou, dá próxima vez eu vou ficar de olho na panela para que isso não ocorra.

Viram só como a técnica simples e genial de Descartes mudou o mundo? Boa sorte na solução dos seus problemas! Dá uma força aí marcando 2 pessoas que estão com problemas.

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quinta-feira, 16 de junho de 2022

É possível transformar fracassos em sucessos?


Por Welliton Resende* 

Para o inventor estadunidense Charles Kettering (1876-1958) sim. Ele elaborou 3 leis para isso que funcionam muito bem.

1) Enfrente a derrota honestamente, nunca falsifique um fracasso.

Fui reprovado no concurso público porque me preparei mal. Perdi a licitação porque não tinha as certidões negativas. Minha namorada me deixou porque sou inseguro e ciumento.

2) Nunca use o fracasso como uma desculpa para não tentar outra vez.

Não farei mais concursos porque as cartas são marcadas. Tô fora de licitações, essa pregoeira já tem as dela.

3) Explore o fracasso, não o desperdice.

O fracasso é ouro nas mãos de pessoas inteligentes. Fui reprovado no concurso porque não sabia Direito Administrativo. Não ganhei a licitação porque minha certidão do INSS estava vencida.

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quarta-feira, 15 de junho de 2022

O que o filme “Top Gun: Maverick” tem a nos ensinar sobre liderança


Por Welliton Resende* 

Esse filme é o blockbuster do ano. Recomendo a todos verem. O protagonista vivido por Tom Cruise precisou conhecer a motivação de cada um dos membros da equipe para saber conduzi-los da melhor da forma possível. Ou seja, liderar propriamente dito.

E buscou fazer uma mudança comportamental por meio de treinamentos, filosofias e práticas voltadas aos objetivos da missão. Para fortalecer a ideia de pertencimento ao grupo Maverick organizou até uma partida de football na praia.

Enfim, o personagem conseguiu dar direção ao grupo, canalizou o entusiasmo em cada um e, por fim, conseguiu dar um resultado favorável ao projeto (missão).

Como sou pesquisador, lancei um olhar todo especial nos aspectos de gestão e liderança do filme. Força do hábito!

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terça-feira, 14 de junho de 2022

Você é uma pessoa âncora ou motor?


Por Welliton Resende* 

Em minha pesquisa acadêmica detectei que existem dois tipos de pessoas, as âncoras e os motores.

As “motores” são aquelas que conseguem dar direção a outras pessoas, canalizam o entusiasmo dentro de si para realizações e, por fim, conseguem dar sustentação e longevidade aos seus projetos. Enfim, motores são os líderes.

As “âncoras” normalmente são derrotadas, pessimistas, sem foco/direção e adoram dizer que a tua ideia não vai dar certo. Outra característica é que elas amam culpar os pais pelo fracasso.

 Mas eu posso me transformar em motor sendo âncora? 

O escritor Norman Peale diz que sim: “Se você desejar uma qualidade, aja “como se” já tivesse essa qualidade e ela brotará em você”.

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segunda-feira, 13 de junho de 2022

Espiritualidade organizacional. O que é isso?


Por Welliton Resende* 

Pessoal, esse conceito não está associado a religião alguma, mas sim a uma filosófica de vida que busca ressignificar a relação entre o servidor e órgão público em que atua.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (41% da população) e também o quinto mais depressivo (com 5,8%).

O servidor público (federal, estadual e municipal) precisa ter uma relação de pertencimento ao grupo de trabalho e não ficar isolado. E as atividades que esse servidor desempenha devem fazer parte do seu propósito de vida.

 É isso que significa o conceito de “espiritualidade organizacional”.

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sexta-feira, 10 de junho de 2022

Você sabe o que é Lifelong Learning?


Por Welliton Resende* 

Em tradução livre do inglês significa “aprender durante a vida inteira”. Eu, por exemplo, estudo todos os dias mais ou menos 4 horas. Leio tudo o que acho interessante e descubro sempre um assunto novo.

Esse conceito significa que o conhecimento se constrói ao longo da vida e foi defendido, em 1996, pelo pensador e economista Jacques Delors. O Lifelong Learning possui 4 pilares:

1) Aprender a conhecer;
2) Aprender a fazer;
3) Aprender a conviver; e,
4) Aprender a ser.

Lembrem-se, meus alunos e alunas, ficar parado em tempos disruptivos não é uma solução inteligente. Topam fazer uma live sobre esse tema?

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quinta-feira, 9 de junho de 2022

Como formar equipes de alta performance na gestão pública?


Por Welliton Resende* 

Meus queridos alunos e alunas, um bom gestor começa a formar uma equipe de alta performance na cabeça. A frase  “o ser humano nunca irá, onde antes a sua mente não foi primeiro” é válido nesses  casos também.

O gestor inteligente formará equipes com pessoas que atuem em perfeita consonância com os seus objetivos. E depois de formada, invista em treinamento, estabeleça metas inteligentes e desafiadoras, incentive a comunicação, promova o rodízio de funções e motive os seus colaboradores (seja líder, em vez de chefe). 

Não se esqueça, o Q.I. (quociente intelectual) de uma equipe, independente do Q.I. individual de seus membros, é aumentado ou diminuído conforme o estilo de liderança que esta equipe tem. Ou seja, o líder molda a equipe.

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quarta-feira, 8 de junho de 2022

Como inovar na gestão pública federal, estadual e municipal?


Por Welliton Resende*

No meu livro trato dos dois tipos de inovações possíveis na gestão pública federal, estadual e municipal: radical e incremental.

A radical cria programas e projetos totalmente novos e, em geral, é feita em cenários de grande velocidade como o atual causado pela pandemia. 

A incremental, por sua vez, acontece por meio de ações que buscam aperfeiçoar ou agregar valor a programas ou projetos já existentes.

De qualquer forma, quando se fala em inovação é importante pensar no impacto positivo que pode trazer na vida do cidadão. No meu livro “Transparência Pública na gestão municipal” trago muitas dicas de inovação. Em breve, mais informações.

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terça-feira, 7 de junho de 2022

Arraiá do Fundeb


Por Welliton Resende* 

O mês de junho sempre foi marcado pela expectativa em torno das festas juninas e aquela vontade de saborear as deliciosas comidas típicas desse período do ano. E é uma época em que alunos adoram brincar de quadrilha, cacuriá e bumba-meu-boi.

E claro as escolas não devem ficar de fora. No entanto, essas atividades devem estar previstas em um projeto pedagógico, como exige a nova lei do Fundeb.

Para realizar arriás nas escolas a secretaria municipal de Educação  deve tomar cuidado para que o fornecedor entregue os materiais ou os bens somente após  empenhada a despesa pela secretaria.

Ou seja, a solicitação dos materiais ou dos bens só deve ser realizada após a certificação da existência de empenho. Aí sim, teremos um belo arraiá nas escolas com a participação de alunos, professores, servidores e pais de alunos.

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