VI Encontro RedeSIC contribui para o fortalecimento dos serviços de acesso à informação pública






O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão convidam todos para o VI Encontro da Rede de Serviços de informações ao Cidadão do Poder Executivo Federal (RedeSIC). Dando continuidade às edições anteriores, o encontro será uma oportunidade de diálogo, intercâmbio de conhecimentos entre os servidores do Serviço de Informação ao Cidadão – SICs – do Poder Executivo.

O evento será realizado no dia 30 de outubro, na Escola Nacional da Administração Pública (Enap), em Brasília. Cerca de 200 servidores e autoridades de monitoramento do Poder Executivo Federal e entes subnacionais se encontrarão para aprimorar o atendimento ao cidadão, garantindo o direito ao acesso à informação. Este ano o Encontro terá o apoio especial de Amyr Klink.

Entre as oficinas a serem oferecidas, há uma especialmente dedicada a estados e municípios, para discussão de questões relacionadas aos entes subnacionais, com o tema “Boas práticas em transparência”. Os custos de transporte e diárias deverão ser arcados pelos municípios de origem dos inscritos.

A programação inclui debates, oficinas, palestras e outras atividades que abordarão temas como fluxos e tramitação de pedidos de acesso à informação; qualidade na aplicação da LAI; políticas de dados abertos e acesso à informação.  As inscrições estarão abertas de 03 a 22 de outubro no site http://www.acessoainformacao.gov.br/redesic. Cada SIC poderá indicar até dois participantes. As vagas, no entanto, são limitadas e serão aceitas as primeiras 50 inscrições; contudo, será mantida lista de espera caso haja disponibilidade ou desistências.

Desde 2014 a RedeSIC vem realizando encontros dessa natureza que, além de fomentar a cooperação entre órgãos, contribui para o fortalecimento do direito de acesso à informação e da cultura de transparência. A cada edição, é possível identificar as melhores práticas aplicadas em cada SICs e debater os principais desafios a serem superados.

Para fazer sua inscrição, acesse o formulário em:

Veja mais detalhes sobre o evento, como a programação completa, em: http://www.acessoainformacao.gov.br/redesic


Com informações da CGU

Comentários