CGU disponibiliza ferramenta gratuita a prefeituras e câmaras municipais

Por Welliton Resende


O e-Ouv Municípios oferece plataforma web gratuita para prefeituras e câmara municipais para que possam instituir canais de recebimento, análise e resposta de manifestações de usuários de serviços públicos.

Desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), não requer do órgão ou entidade aderente qualquer tipo de instalação, já que se trata de uma plataforma web gratuita. Caberá à Ouvidoria-Geral da União, da CGU, disponibilizar, gerir, atualizar e manter o sistema e-Ouv Municípios.


A grande vantagem do e-Ouv é a sua gratuidade. Os sistemas similares oferecidos pelos escritórios de contabilidade, em geral, são ineficazes porque o repositório das manifestações fica na sede dos próprios escritórios e, além disso, oneram ainda mais os contratos da prestação de serviços contábeis. O e-Ouv propícia que ele seja manuseado no próprio município. 

Para ter direito ao uso do sistema e-Ouv Municípios é necessária a adesão, na modalidade simplificada, ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT). Quem assina o termo de adesão é a autoridade máxima da prefeitura/câmara ou ouvidor-geral, ou, no âmbito de suas competências, por autoridades máximas de Secretarias e entidades da administração indireta do ente ou por seus respectivos ouvidores. 

Os dados e informações coletados por meio do Sistema e-Ouv Municípios serão utilizados apenas pelas partes nominadas no Termo de Adesão. Ou seja, a CGU não toma conhecimento das manifestações recebidas pelo ente.

No mês passado fiz uma solicitação de informação a 20 cidades querendo saber quais hospitais de emergência estariam de plantão em determinado período. Até hoje nenhuma delas respondeu. O que elas têm em comum? sistemas de ouvidoria fornecidos pelos próprios escritórios de contabilidade. 

Comentários