domingo, 7 de julho de 2024
Economia para concursos: O modelo IS-LM
O modelo IS-LM é uma interpretação da teoria keynesiana, desenvolvida por John Hicks e Alvin Hansen. Ele busca representar as principais ideias de John Maynard Keynes sobre o funcionamento da economia.
Esse modelo se baseia em 2 curvas: IS e LM.
A Curva IS. IS quer dizer “Investment-Saving”, que em bom português significa Investimento-Poupança.
Essa curva IS aí mostra todas as combinações possíveis de TAXA DE JUROS e nível de RENDA que deixam o mercado de bens e serviços em equilíbrio. Ou seja, é onde o investimento e a poupança se encontram e ficam em harmonia.
Nessa curva, um aumento da taxa de juros leva a uma diminuição do investimento e, consequentemente, do nível de renda. A taxa de juros e o produto são inversamente proporcionais - ou seja, quanto maior um deles for, menor o outro será. Uma política fiscal expansionista desloca a curva IS para cima, levando a um aumento da taxa de juros e do nível de renda. No entanto, o aumento da taxa de juros pode parcialmente neutralizar o efeito multiplicador da política fiscal. Portanto, quanto maior a taxa de juro (i) da economia, menor o produto ou renda obtida. (Y)
Curva LM
A Curva LM. O LM vem de “Liquidity-Money”, que traduzindo fica Liquidez-Moeda. A curva LM mostra as combinações de taxa de juros e nível de renda que fazem o mercado monetário ficar em equilíbrio. É quando a demanda por moeda (a tal da liquidez) e a oferta de moeda se acertam. Um aumento da taxa de juros leva a um aumento da demanda por moeda e, consequentemente, a uma diminuição do nível de renda. Um aumento da oferta de moeda desloca a curva LM para baixo, levando a uma diminuição da taxa de juros e um aumento do nível de renda.
Então, juntando as duas curvas, o modelo IS-LM mostra como esses dois mercados (o de bens e serviços e o monetário) se relacionam e determinam o equilíbrio geral da economia no curto prazo. O ponto de intersecção entre as curvas IS e LM representa o ponto de equilíbrio no modelo IS-LM. Nesse ponto, tanto o mercado de bens e serviços quanto o mercado monetário estão em equilíbrio.
E sabe onde está o ponto de equilíbrio geral? Bem no cruzamento das curvas IS e LM!
Ah, e esse modelo é muito útil para analisar como mudanças na política fiscal (que mexem com a curva IS) e na política monetária (que influenciam a curva LM) afetam o equilíbrio da economia como um todo.
A elevação da taxa de juros pelo CAMPOS NETO desloca a curva LM para cima, levando a um aumento da taxa de juros e uma diminuição do nível de renda. Essa contração pode ajudar a conter a inflação, mas também pode levar a um aumento do desemprego.
Vamos entender melhor essa relação:
Keynes defendia que a economia pode encontrar equilíbrio com desemprego involuntário, ou seja, que o mercado não se autorregula para garantir o pleno emprego.
Palavras-chave do keynesianismo: demanda agregada. O Keynes argumentava que a demanda agregada (consumo, investimento, gastos do governo e exportações líquidas) é o principal determinante do nível de atividade econômica e emprego.
No modelo IS-LM, a curva IS representa o equilíbrio no mercado de bens e serviços, que é influenciado pelos componentes da demanda agregada do Keynes!
Já a curva LM representa o equilíbrio no mercado monetário, que é afetado pela preferência pela liquidez (demanda por moeda) e pela oferta de moeda.
GENIAL: Keynes enfatizava o papel da política fiscal (gastos do governo e tributação) para estimular a demanda agregada e, assim, aumentar o nível de atividade econômica e emprego.
No modelo IS-LM, mudanças nos gastos do governo ou nos impostos deslocam a curva IS, afetando o equilíbrio da economia.
Além disso, Keynes também destacava a importância da política monetária (controle da oferta de moeda e taxa de juros) para influenciar o investimento e, consequentemente, a demanda agregada. No modelo IS-LM, mudanças na oferta de moeda deslocam a curva LM, impactando o equilíbrio econômico.
Portanto, o modelo IS-LM é uma forma de representar graficamente as ideias centrais da teoria keynesiana, mostrando como as políticas fiscal e monetária podem ser usadas para afetar a demanda agregada e, assim, o nível de atividade econômica e emprego.
Se você quiser mais dicas matadoras para turbinar seus estudos e garantir a aprovação, não deixe de conferir o conteúdo exclusivo do prof. Welliton Resende. Tô aqui na torcida por você nessa jornada!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.