domingo, 21 de julho de 2024
Desvendando os segredos da partilha do ICMS
A partilha do ICMS é opcional, ou seja, os Estados podem escolher se desejam ou não participar do sistema de partilha. Essa decisão é tomada por meio de lei estadual, que define os critérios e as alíquotas da partilha e não deve ocorrer somente com base na população dos Municípios. Outros critérios também podem ser considerados, como a área territorial, o índice de desenvolvimento humano (IDH) e a arrecadação de impostos municipais.
Portanto, a partilha do ICMS não é automática e quem receber deve cumprir determinados requisitos fiscais, como a apresentação de demonstrativos de receita e despesa.
Assim, a partilha do ICMS é para garantir que os Municípios tenham recursos para oferecer serviços públicos essenciais à sua população, como saúde, educação e transporte. A partilha contribui para a descentralização dos recursos públicos e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Portanto, ajuda a reduzir as desigualdades regionais, pois permite que os Municípios com menor capacidade arrecadatória ofereçam serviços públicos de qualidade à sua população.
Nos meus livros tem muito mais dicas. Veja no link da Bio.
#icms #federalismofiscal #concursos #concurso #aula #direitofinanceiro #aprenda #estudos #dicas #macetes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.