Qual a maior preocupação que o gestor do Fundeb, da Saúde e da Assistência Social devem ter?

Por Welliton Resende*

Toda secretaria vai precisar fazer obras, contratar serviços ou realizar compras. Isso é notório. Agora, depois que o gestor emitir a nota de empenho e a ordem de serviço para iniciar a execução do contrato ele deve tomar alguns cuidados.

Para não se complicar, no meu livro (compre no link da bio do Instagram) recomendo que o secretário (estadual ou municipal) tenha ter bons fiscais de contrato.

Pessoal, por favor, não nomeiem qualquer pessoa para fiscalizar os contratos da secretaria. Procurem servidores com a competência (conhecimento, habilidade e atitude) compatível com as atividades a serem desempenhadas.

Recomendo que a Administração observe a compatibilidade da formação acadêmica do fiscal com o contrato a ser fiscalizado. Essa “gestão por competência” é exigida, inclusive, na Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações).

Jamais colocar os membros da comissão de licitação para atuar na fiscalização de contratos. Tem que haver a segregação de funções.
Por fim, com todos esses cuidados duvido que o ordenador de despesas tenha algum problema para autorizar o pagamento ao contratado.

Entenderam o porquê de os nossos posts fazerem tanto sucesso? Pela objetividade e qualidade.

*Resende é federal e professor auditor de Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende


(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 

Comentários