Já fiz o plano anual de contratações da secretaria!


Por Welliton Resende*

Tudo o que eu vou comprar ou construir em 2023 já está mapeado. Isso vai racionalizar as minhas contratações e servir, até, para diminuir a quantidade de licitações realizadas.

Outra coisa, vai ficar muito mais fácil construir a proposta orçamentária anual. Por exemplo, se a Saúde vai precisar de camisetas para o Novembro Azul, a Assistência Social para o Setembro Amarelo e a Educação para o 7 de Setembro, isso estando contabilizado no PAC, o gestor saberá que a demanda é praticamente a mesma e vai pedir uma só licitação para a CPL abrangendo a produção de camisetas para todas as áreas.

Assim, o preço por camiseta vai baixar por conta da quantidade maior a ser adquirida e o gestor vai fazer uma bela economia. A recomendação da Lei nº 14.133 é que o PAC seja divulgado na página oficial do município. Isso, claro, visando ao cumprimento do princípio da transparência pública e do fortalecimento do controle social.

Gostou do post? No link da bio tem mais dicas legais.

*Resende é federal e professor auditor de Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 

Comentários