"Se eu fosse candidato nas eleições apostaria todas as minhas fichas em compliance eleitoral" (Welliton Resende)

Por Welliton Resende* 

Costumeiramente os debates eleitorais polarizam-se entre duas questões: saúde e educação. Os demais temas parecem animar muito pouco os candidatos aos cargos eletivos.

Ao assistir aos programas eleitorais gratuitos nos deparamos com a total falta de abordagem de temas ligados ao compliance como transparência pública, controle social e enfrentamento à corrupção. O que se vê são os candidatos se embrenhando no meio de feiras, esgotos e lixões. Não que isso não possa ser discutido, claro.

Talvez, pelo aconselhamento de um algum marqueteiro de plantão, pois se sabe que os candidatos só falam aquilo que as pesquisas apontam como de interesse do eleitor.

Muitos leitores podem se perguntar de que adianta tratar de compliance eleitoral no horário político? A resposta é simples. Quem trata do assunto acaba se comprometendo com estas bandeiras.

Para nós eleitores, o desafio é votar em candidatos que tenham propostas viáveis para enfrentar a corrupção. Pena que o horário eleitoral não está nos permitindo enxergá-los ainda.

Para quem quiser se destacar no horário eleitoral em 2022 meu livro traz uma série de propostas na área de compliance eleitoral. O link para a venda da versão digital está aqui.

*Resende é federal e professor auditorde Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 

Comentários