"A ouvidoria serve para transformar as manifestações da população em oportunidade de melhoria da gestão" (Welliton Resende)


Por Welliton Resende* 

Instituir uma ouvidoria é uma medida inteligente de gestão. 

Se engana quem acredita que uma ouvidoria sirva apenas para receber reclamações ou para que as pessoas se utilizem dela para resolver problemas de caráter pessoal. 

Enfim, o processo de escuta à sociedade é uma ferramenta poderosa de detecção de possíveis problemas. 

Um governante que é pego de surpresa por qualquer tipo de situação vai demorar algum tempo para reagir. Desse modo, agindo proativamente  terá soluções prontas para enfrentar o problema surgido.

Por exemplo, ocorre desvio de merenda  em uma determinada escola municipal. A ouvidoria ao receber essa manifestação repassará ao prefeito que rapidamente poderá ordenar a apuração  e o pronto restabelecimento da normalidade. Agora,  imagine se o gestor sabe disso apenas pela imprensa?

Em suma, a ouvidoria serve para transformar as manifestações da população em oportunidade de melhoria da gestão.

*Resende é federal e professor auditorde Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 

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