O TCE afirmou que a prefeitura ou a câmara municipal não são transparentes: sorte ou oportunidade?


Por Welliton Resende*

Pessoal, esse é um dos truques das oportunidades. Elas têm o hábito de entrar sorrateiramente pela porta dos fundos, e geralmente aparecem disfarçadas de má sorte ou de uma derrota temporária.

O bom gestor tem que ter em mente que a opacidade nas contratações públicas acende o sinal vermelho dos órgãos de controle. A nova Lei de Licitações diz que cada município deve elaborar seu plano de contratações anual (PAC).

Esse PAC vai subsidiar a elaboração das respectivas leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA) e servirá de base para a realizações das licitações e execução dos contratos. 

Meu querido gestor, te sugiro divulgar o PAC no portal da transparência da prefeitura ou da câmara municipal para que a sociedade, empresas, órgãos de controle e investidores possam acessá-lo.

Em minha pesquisa acadêmica descobri que o aumento da transparência faz aumentar também o desenvolvimento no município. Isso tudo estará no livro que lançarei em breve.

Gostou do conteúdo? Aqui tem gestão pública pura e aplicada.

*Resende é federal e professor auditorde Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 


Comentários