Como lidar com o conflito dentro de um órgão público?


Por Welliton Resende* 

De uma forma natural, claro. Meus queridos alunos e alunas, em que pese a palavra “conflito” ser muito carregada ideologicamente de aspectos negativos, não significa que isso será ruim para o gestor público. Conflitos são elementos geradores de mudança e de desenvolvimento organizacional.

O bom gestor tem que vê-los como a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos que podem se chocar. Nesse sentido, um secretário de Educação, por exemplo, vai controlar e dirigir os conflitos com o sindicato dos professores para canais úteis ou produtivos de negociação.

Um conflito dentro de uma prefeitura, câmara municipal ou secretaria pode gerar inovações aos processos administrativo e organizacional. A regra é: “conflitos geram mudanças e mudanças geram inovações”.

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*Resende é federal e professor auditorde Gestão Pública. Siga Resende no Insta para mais dicas legais: @prof.wellitonresende

(arte do post por @/neelcreative via Instagram) 

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