Ética significa obedecer às normas de conduta estabelecidas pela sociedade. Ou seja, respeitar o seu o seu lugar e o do próximo. Não que passaremos a viver em um mundo burocratizado e engessado por regras, mas, tão-somente, com a consciência de que o direito do outro é tão importante quanto o nosso.
É bem verdade que nas condições atuais da ideologia capitalista, o indivíduo que tem mais sucesso nas condições impostas pelo mercado está condenado a competir, a desconfiar do próximo, a disputar um lugar ao sol, a se manter permanentemente alerta. Ele é estimulado a levar vantagem a qualquer custo, em detrimento dos demais, sempre que isso for necessário. Nessa visão míope, a competição toma o lugar da cooperação.
Ajudar o meu colega novo de trabalho a aprender a tarefa, nem pensar. Ele pode tomar o meu lugar na empresa ou ganhar uma função gratificada antes de mim na repartição pública.
Ética está relacionada a valores (ethos em grego) e o conhecimento é sempre mais robusto quando é compartilhado com todos. Já pensou se algum cientista egoísta decidisse levar o homem sozinho à lua? Até hoje os Estados Unidos não teriam passado da fase de lançamento de balões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.