Auditor federal do Maranhão publica artigo na Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial da UFT

 Trabalho apresenta uma análise das principais variáveis que contribuem para a falta de efetividade dos conselhos municipais, a partir de resultados de fiscalizações da CGU


O auditor federal e coordenador do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) da Controladoria Regional da União no Estado do Maranhão, Welliton Resende Silva, publicou artigo na 8ª edição da Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial (CSDT), da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa foi realizada com base nas constatações envolvendo a atuação dos conselhos em fiscalizações realizadas nos municípios maranhenses de Raposa, Olho Dágua das Cunhãs, Vitorino Freire, Pinheiro e Mata Roma.

Com base nos relatórios de fiscalização in loco da CGU, constatou-se que os conselhos municipais são precários no tocante à sua efetividade. Com base nesse diagnóstico, a pesquisa investigou em que medida as dimensões falta de conhecimento, autonomia e integridade impactam na atuação direta do conselho. Após análise de uma amostra de municípios, observou-se que 51,3% das ocorrências encontram-se na dimensão da integridade do próprio conselheiro.

 “Busquei lançar um novo olhar para fugir da velha ideia de falta de autonomia, legalidade e legitimidade. A inovação da nossa pesquisa é enxergar a problemática a partir de três variáveis: conhecimento, autonomia e integridade”, ressaltou Resende.


>> Acesse o artigo em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/csdt


Comentários