O que é um auditor social?


Welliton Resende



Trabalho na formação de auditores sociais desde o ano de 2000, quando decidi sair pelo interior do Maranhão mostrando para as comunidades como se analisa uma prestação de contas de recursos públicos.
Na época, ninguém sabia direito o que era controle social e a transparência pública ainda não havia se firmado. Alguns prefeitos mandavam filmar as formações ou enviavam “olheiros” para verificar se havia algum servidor contratado se capacitando.

Enfim, nenhum começo são flores, mas o trabalho cresceu e se robusteceu. Hoje, graças a Deus, vejo muitas pessoas atuando no controle social dos recursos públicos e acho isso fantástico.

Hodiernamente, estou confeccionando um curso de controle social em EaD, que vai ao ar na Plataforma Moodle da ENAP, e senti a necessidade de criar um conceito para o termo auditor social.
Pensei e formatei o seguinte conceito: Auditor social é a pessoa com conhecimento suficiente para acompanhar, fiscalizar e emitir opinião sobre a correta aplicação dos recursos públicos (SILVA. WR, 2020).

Se desejarem citar o conceito em algum artigo ou trabalho acadêmico, fiquem à vontade.

#maranhão #maranhao #conceito #auditorsocial #corrupção #participaçãosocial #participaçãopopular #controlesocial

Comentários