Política e administração pública se misturam?



Pedras fundantes da administração pública: 1) a eficiência é uma questão técnica e 2) a política diminui a eficiência.

Welliton Resende, Ayres de Britto e Jacyane Resende.


Por Welliton Resende*

Com o início do debate eleitoral, devemos cobrar dos postulantes ao cargo de prefeito a questão da eficiência da gestão municipal. Para isso, o setor público tem que ser autônomo, ou seja, sem estar misturado com a conjuntura política ou com o momento, como algo que precisa se manter imune, que precisa de eficiência técnica e, portanto, esteja distante da política.

Assim, a política é algo que por estar ao sabor do momento e de injunções, acordos e cumplicidades, torna a administração pública ineficiente. Eficiência pública e ineficiência são as questões que entendo por corrupção, quero dizer, ineficiência e corrupção são a mesma coisa.

Quando compramos a um preço acima do mercado estamos sendo ineficiente, mas podemos também estar fazendo isto deliberadamente com o objetivo de dar alguma promoção para alguém em particular, pagando um preço acima do necessário.

É uma questão fundamental na formulação sobre administração pública manter essa distância entre a política e a questão técnica. Precisamos de controle social sobre a administração pública.

Precisamos ter essa presença política na administração pública (leia-se a presença da sociedade), precisamos ser controlados pelo povo, por aqueles que nos financiam, para que - mais do que eficientes - possamos ser efetivos nas nossas ações.

O interlocutor privilegiado é o mandatário para isso. Se esse mandatário vier por um processo de legitimação tanto pelo voto como também pela aproximação da sociedade nas decisões cotidianas da administração pública, tanto melhor.

Canais como conselhos, ouvidorias, sistemas eletrônicos de informações e portais da transparências são imprescindíveis.

Resende é auditor federal, ganhador do Prêmio Innovare e mestrando*
Siga Resende no Insta


Tags:

#candidatos #planodegoverno #dicas #formação #sistema #legitimação #cfa #administração #controlesocial #gastopúblico #portaldatransparência #serviçopúblico #prefeituras #corrupção #eleiçõesmunicipais #efetividade #eficiência #gestãopública #transparência #ouvidoria

Comentários