Após aderir aos programas da CGU, cidade lidera ranking da transparência no Maranhão




Nos dias de 12 e 13 de maio de 2016, a Regional Maranhão, realizou em Timon, cidade que possui 186  mil habitantes e fica localizada 329 km da capital, uma capacitação presencial no âmbito do Programa Brasil Transparente para disseminar a cultura da transparência pública.

Na ocasião, a equipe do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP), coordenada pelo auditor federal Welliton Resende, realizou treinamento prático com gestores e servidores da secretaria Municipal de Transparência, Ouvidoria e Controladoria. O evento ocorreu no auditório Wall Ferraz.

O estímulo à prática de transparência deu resultado e Timon, em 2019, tornou-se a cidade mais transparente do Estado, conforme índice divulgado pela CGU da Escala Brasil Transparente 360º. A cidade recebeu a nota 9, enquanto que a capital ficou com apenas 7,72 pontos.

Para celebrar a conquista, a prefeitura instalou placas publicitárias informando o resultado obtido com a EBT 360º. Além da transparência ativa, o prefeito Luciano Ferreira de Sousa assinou o Termo de Adesão ao Programa de Fortalecimento de Ouvidorias (PROFORT) e a ouvidoria foi treinada no início do ano pelo NAOP.

De acordo com a superintendente Leylane Maria da Silva, as ações de fomento à transparência estão firmes no Estado e no próximo dia 07 de junho o Ministério Público Estadual assinará Termos de Ajustes de Conduta (TACs) com 9 municípios para que aprimorem a transparência ativa e passiva e instalem o e-Ouv.

Comentários