Auditor profere palestra com o tema "Ouvidoria como instrumento de controle social e transparência"



A Ouvidoria, na sua compreensão atual – que não se confunde com aquela antiga figura do Ouvidor no Brasil Colonial, estabelece-se como um canal de manifestação do cidadão. Modernamente, a ideia de que uma ouvidoria serve apenas como canal para apresentação de denúncias ficou para trás.Além delas, os canais de ouvidoria oferecem outras oportunidades de participação social como, por exemplo, apresentação de reclamações, solicitação de informações, elogiar quando for bem atendido no serviço público e, até, solicitar a simplificação de um serviço que achar burocrático.

Enfim, alargou-se o escopo de atuação das ouvidorias, mesmo naquelas localizadas em cidades pequenas até o gigantismo de uma ouvidoria como a da União, o papel das ouvidorias no alargamento do controle social e da transparência pública é fundamental. A Ouvidoria, na sua compreensão atual – que não se confunde com aquela antiga figura do Ouvidor no Brasil Colonial, uma espécie de juiz ou auxiliar direto dos donatários das capitanias hereditárias -, estabelece-se como um canal de manifestação do cidadão, configurando-se, assim, como um mecanismo de exercício da cidadania e meio estratégico de apoio à gestão das organizações.

Nessa perspectiva, a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo poder público, seja para atender às crescentes necessidades de transparência, arejamento e revisão de processos impostos às organizações pela nova ordem social globalizada, é continuamente exigida pelo usuário. A seguir um pequeno histórico das atividades de ouvidoria no Brasil:
Em 1995: A primeira Ouvidoria Pública no Brasil foi instalada na cidade de Curitiba;
Em 1989: O Jornal Folha de São Paulo, de forma pioneira, instituiu a sua figura do Ombudsman;
Em 1993: Na iniciativa privada, também se destacou o Grupo Pão de Açúcar, o qual lançou seu Ombudsman;e,
Em 2004: A TV Cultura tornou-se a primeira emissora de TV pública do país a estabelecer um Ombudsman.

Esses e outros assuntos serão debatidos na palestra que será proferida pelo auditor Federal Welliton Resende.

Entrada franca!!!




Comentários