CGU lança "Projeto Ouvindo o Campus" no Maranhão






 Fonte: NAOP/MA

Durante o XVII Encontro Pedagógico promovido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus de Caxias, cidade que fica localizada a 360 km da capital e possui 164 mil habitantes, a Regional Maranhão lançou o Projeto Ouvindo o Campus que objetiva aprimorar o processo de escuta ativa no meio acadêmico. O curso desenvolvido pelo Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) tem os seguintes módulos: controle social, canais de participação cidadã e acesso à informação.

O lançamento do projeto ocorreu no dia 04 de fevereiro e contou com a participação de professores, alunos e servidores públicos federais da instituição.  Na ocasião o auditor Federal de Finanças e Controle Welliton Resende proferiu palestra sobre ética no serviço público, abordando as pequenas corrupções do dia a dia, em especial, as particularidades referentes ao ambiente escolar e universitário. Também apresentou os canais de participação cidadã (e-Ouv, portal da transparência e e-SIC). 

“A honestidade é uma daquelas características que a pessoa tem ou não tem. Não é possível ser ‘meio honesto’ e a discussão desse tema no ambiente escolar, além de melhorar a instituição, melhora também a sociedade”, comentou o auditor.

O diretor-geral do Campus, João da Paixão disse que a ideia é expandir o Projeto Ouvindo o Campus aos demais municípios do Estado. “Ao todo, o IFMA tem 29 campi no Maranhão e o projeto tende a ganhar muita envergadura no ambiente universitário”, frisou o diretor-geral.

Em tempo, o IFMA possui mais de 30 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e na pós-graduação.  Além disso, já atingiu outras 47 cidades, com seus polos vinculados a programas institucionais como, por exemplo,  a Universidade Aberta do Brasil.





Comentários