O objetivo
deste tipo de reunião pública é debater ferramentas de fiscalização da gestão
pública, bem como formar cidadãos capacitados a exercer o controle social da
administração.
Participaram do encontro, representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Regional Eleitoral-TRE, Controladoria-Geral da União (CGU), Secretaria de Estado da Transparência e Controle do Maranhão (STC/MA) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
O auditor estadual de controle externo do TCE/MA, Antonio Neto, apresentou a palestra “Análise de Prestação de Contas”. “A contribuição do TCE nas audiências públicas é demonstrar a importância da prestação de contas, mostrar a documentação que a compõe, a forma que essa documentação é analisada, gerando informações para a formação de auditores sociais, revelando as ferramentas para contribuir e como acessá-las, sempre em busca da melhor aplicação do dinheiro público”, explicou o auditor do TCE-MA.
O secretário de assuntos jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Aldeias Altas (Sintrap), José Ribamar Amorim, avaliou como histórica a iniciativa da audiência. “Para a nossa cidade, é um marco histórico. Antes era inimaginável isso acontecer. Havia e há muitas denúncias e a audiência vem ao encontro desses anseios. O governo não pode esconder o que faz, de que forma aplica nosso dinheiro”, declarou o dirigente sindical.
As
palestras, painéis e debates que compõem as audiências públicas têm como
finalidade estimular o controle social por meio da transmissão de informações
aos participantes de forma a habilitá-los para o acompanhamento em detalhes das
ações dos poderes públicos. Ou seja, a formação dos auditores sociais, cidadãos
conscientes e preparados para também fazerem o controle da gestão pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.