Codó receberá Curso de Fiscalização de Recursos Municipais

A iniciativa é do auditor federal Welliton Resende e objetiva empoderar o cidadão para a fiscalização dos recursos públicos

Redação do Blog



Que a corrupção grassa na maioria dos municípios do Maranhão é fato consumado, também é fato que existem muitos cidadãos contrários a esta prática nefasta. Assim, diante desse diagnóstico Resende lançou, em 2009, o Curso de Formação de Auditores Sociais, cujo objetivo precípuo é capacitar os cidadãos para a fiscalização dos recursos públicos municipais.


"Em meu entendimento, o cidadão deve ser absolutamente intolerante com a corrupção. Não podemos aceitar que um estado tão rico quanto o Maranhão possa ter 66 das 100 cidades mais miseráveis do Brasil. Nesse sentido, o cidadão que vive no município  deve ser o principal protagonista da luta contra a corrupção, tendo em vista que conhece muito bem a sua realidade". Afirmou Resende.


O Curso de Formação de Auditores Sociais é realizado em 04 horas-aula de forma presencial,  ministrado pelo próprio auditor, e no curso são apresentados conhecimentos básicos acerca da análise da execução de despesas com recursos públicos. É aberto a toda a sociedade e as organizações (Centros de Direitos Humanos e de Defesas, ONGs, Pastorais, Associações, etc.) em quaisquer municípios maranhenses, que solicitarem a realização do CFAS e que apresentarem a estrutura para a realização das atividades, serão contemplados.

"O CFAS é uma iniciativa pessoal e voluntária e que não objetiva obter qualquer tipo de vantagem financeira, a moeda almejada é a transformação de nossa sociedade tão dilapidada pela corrupção reinante", disse Resende.

A entidade/grupo que preparar toda a estrutura física com vistas à realização do curso, tais como: local apropriado, data-show e, ainda, disponibilizar o material distribuído aos participantes (lápis, borracha, canetas, apostila Descomplicando, certificado e exercícios práticos) receberá o curso. O  objetivo esperado é que o cidadão exerça o controle social dos recursos públicos de  forma mais qualificada e  o resultado esperado é que os órgãos de controle passem a receber denúncias mais bem formuladas pela população.


Em 9 anos de atuação, foram formados mais de 1000 auditores sociais e percorridas, dentre outras, as seguintes cidades: Bequimão, Maracaçumé, Carutapera, Chapadinha, Rosário, Imperatriz e Coelho Neto. O curso é realizado de forma presencial e a ferramenta de trabalho é a Cartilha Descomplicando, criada especialmente para dar subsídios ao cidadão para que ele possa saber o que fazer diante de uma prestação de contas de recursos públicos.

Por força das leis, toda despesa realizada por uma prefeitura/câmara deve ser comprovada por meio de documentos. Ao conjunto desses documentos chama-se prestação de contas. Normalmente, nesses documentos, gestores desonestos colocam informações falsas para desviar o dinheiro público e empobrecer o município. O auditor social saberá reconhecer se um documento é falso ou verdadeiro. Se estiver diante de um documento falso, ele estará apto a formular uma denúncia fundamentada.

O próximo curso será realizado na cidade de Codó, no dia 24/02, das 8h às 12h, na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Só lembrando que a entrada é gratuita e as inscrições serão realizadas no local.

Comentários