Sindicatos fazem a diferença no interior do Maranhão



Por Welliton Resende

A frase "quem não luta por seus direitos não é digno deles" foi cunhada pelo celebre pensador brasileiro Rui Barbosa (1849 a 1923). Esta velha máxima se aplica muito bem ao  momento conturbado em que vivemos.

No afã de pagar suas contas, boa parte dos prefeitos ameaçam servidores públicos municipais com a suspensão de pagamento de salários e corte de vantagens pecuniárias/direitos históricos.

Só para lembrar aos leitores, já fazem isso diuturnamente com os servidores contratados. Todos nós temos relatos acerca do verdadeiro "massacre" a que são submetidos os contratados por parte de algumas prefeituras.

Como a intensificação da crise financeira nacional e a consequente diminuição das transferências, o saco de maldades se alargou. Agora pasmem!  As ameaças pairam, no momento,  sobre as cabeças dos servidores concursados.

Utilizando-se, por exemplo, do percentual máximo de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 60%, esses gestores fazem chantagem a torto e a direito para cima dos pobres servidores.

Caros leitores, as ameaças aos direitos dos servidores devem ser combatidas com veemência e os sindicatos não podem ficar inertes diante desse cenário.

Por exemplo, para ajustar as contas de um município um prefeito deve cortar cargos em comissão, renegociar contratos, aumentar a arrecadação própria e, principalmente, combater a corrupção.

Como se vê, ataques aos direitos dos servidores públicos devem ser a última medida disponível. É por isso que os servidores públicos municipais devem lutar diariamente contra a corrupção e o desperdício nas prefeituras.

Lutemos todos o bom combate e sejamos dignos dos nossos direitos como bem disse Rui Barbosa.


Resende é auditor federal da CGU e ex-auditor do TCE-MA

Comentários