Conselheiros tutelares recebem capacitação para acompanhar o orçamento nas cidades de Açailândia e Estreito


Nos dias 19  e 28 de abril, os conselheiros tutelares das cidades de Açailândia e Estreito, respectivamente, receberam capacitação presencial do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União para a elaboração e acompanhamento do Orçamento Municipal.

Os auditores federais Marcos Pereira da Silva Filho e Welliton Resende ministraram oficinas práticas para a elaboração de propostas ao orçamento com vistas a melhorar atuação dos conselhos tutelares no quesito estrutura.

As propostas referem-se à melhoria das condições de trabalho dos conselheiros e objetivam reservar parte da dotação orçamentária para a aquisição de mobiliário, locação de sede própria para o funcionamento dos conselhos e treinamento.

Segundo Francisco Alves Moreira, superintende da CGU no Maranhão, "O orçamento público serve para traduzir demandas em propostas e a oficina prática vai contribuir para a melhoria da atuação dos conselhos tutelares".

Nas duas cidades, os treinamentos presenciais contaram com a participação de 250 conselheiros tutelares que representaram 33 cidades da região sul do Maranhão. A organização do treinamento e o material utilizado foi produzido pelo Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) da Regional Maranhão.

Comentários