A importância de uma ouvidoria para a gestão municipal

Instituir uma ouvidoria é uma medida inteligente de gestão


Por Welliton Resende

Um dos grandes problemas enfrentados por qualquer gestão é ter um feedback correto  sobre o andamento da administração municipal e o principal instrumento de escuta à população é o canal de ouvidoria.


Se engana quem acredita que uma ouvidoria sirva apenas para receber reclamações ou para que as pessoas a utilizem dela para resolver problemas de caráter pessoal. Pode ate ser que sirva para isso!!!

Enfim, o processo de escuta à sociedade é uma ferramenta poderosa de controle social. Quem em sã consciência gostaria de iniciar um mandato associado a escândalos de corrupção?

A participação do cidadão é essencial, porque se constitui em uma forma preciosa para a obtenção de informações e, por conseguinte, antecipar-se a possíveis problemas.

Um prefeito que é pego de surpresa por qualquer tipo de situação vai demorar algum tempo para reagir. Desse modo, ao antecipar-se terá soluções prontas para enfrentar o problema.

Como exemplo, poderíamos citar um desvio de merenda  em uma determinada escola municipal. A ouvidoria ao receber essa manifestação repassará ao prefeito que rapidamente poderá ordenar a apuração  e o pronto restabelecimento da normalidade. Agora,  imagine se o gestor sabe disso apenas pela imprensa?

Por fim,  escutar a população é a melhor forma de evitar conflitos e transformar essas manifestações em oportunidade de melhoria da gestão.

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