Vozes da ruas: as revoltas de junho e suas interpretações

Síntese  da coletânea "As vozes das ruas"


Por Welliton Resende


Raquel Rolnik

As revoltas de junho decorreram de agendas mal resolvidas, contradições e paradoxos.  

Para Ruy Braga: "a questão da efetivação e ampliação dos direitos sociais é chave para interpretarmos a maior revolta popular da história brasileira".

Carlos Vainer: "Uma fagulha pode incendiar uma pradaria" e,  no nosso caso, essa fagulha foi a mobilização contra o aumento das tarifas dos transportes públicos convocada pelo MPL."

O MPL também reivindicou o direito à cidade, ou seja, uma circulação livre  e irrestrita é um componente essencial desse direito que as catracas bloqueiam.

Érmínia Mariato: "Os capitais  se assanham na pilhagem dos fundos públicos deixando inúmeros elefantes brancos para trás". Nos dizeres de uma placa "Quando meu filho ficar doente vou levá-lo ao estádio".

Em verdade, houve uma coalizão pelo crescimento que articulou estratégias keynesianas de geração de emprego e renda e aumentos salariais a um modelo de desenvolvimento urbano neoliberal, voltado única e exclusivamente para facilitar a ação do mercado e abrir frentes de expansão do capital financeirizado, do qual o projeto Copa/Olimpíadas é a expressão mais recente... e radical.

Silvia Viana: "Existe nas manifestações uma clivagem entre pacíficos e baderneiros".



MPL

As vozes das ruas foram erguidas contra os sucessivos aumentos das passagens e são expressão da digna raiva contra um sistema completamente entregue à lógica da mercadoria em um processo em que a população é sempre objeto em vez de sujeito.

As revoltas de junho de 2013, desencadeadas pela luta organizada pelo MPL-SP contra o aumento das tarifas, não são algo inteiramente novo o primeiro movimento contra o aumento das passagens foi realizado em 2003 na cidade de Salvador (revolta do buzu) e em 2004 em Florianópolis (revolta da catraca).

Ermínia Maricato

A cidade é ignorada pela esquerda que não consegue ver ali a luta de classes e por uma direita que aposta tudo na especulação imobiliária e no assalto ao orçamento público.


A cidade constituiu um grande patrimônio construído histórica e socialmente, mas sua apropriação é desigual em nome do negócio renda imobiliária ou localização, pois ela tem um preço devido aos seus atributos.

O Brasil vinha há 40 anos num crescimento acima de 7% ao ano. As migalhas desse banquete atraíram migrantes que incharam as regiões metropolitanas. Com a chegada da crise no anos 80, o país amargou baixo crescimento, alto desemprego e recuo das políticas públicas. Tudo isso fez com que a violência explodisse e a taxa aumentou em 259% entre 1980 e 2010.

A globalização reduziu o país a um mero exportador de commodities (grãos, carnes, celulose, etanol, minérios) e reorientou os fluxos demográficos para o interior. Isso gerou conflitos agrários, desmatamento, poluição.

Contribuíram para a revolta os despejos violentos e os gastos com megaeventos (copa/olimpíada). A desoneração dos automóveis aumentou o número de carros na cidades e acarretou no abandono do transporte público pelo estado que passou a investir no transporte individual e construiu pontes, viadutos, avenidas.

 David Harvey

Park: "Ao fazer a cidade, o homem refez a si mesmo".

A globalização e a guinada em direção ao neoliberalismo enfatizaram, ao invés de diminuir, as desigualdades. O poder de classe foi restaurado às elites ricas.

As chamadas cidades "globais" do capitalismo avançado são divididas socialmente  entre as elites financeiras  e as grandes porções de trabalhadores de baixa renda, que por sua vez se fundem aos marginalizados e desempregados. Tais desenvolvimentos urbanos desiguais traçam o cenário para o conflito social.

Carlos Vainer

O paradoxo de uma sociedade urbana que, nos últimos dez a vinte anos, viu os movimentos sociais rurais dominarem as pautas dos movimentos populares.

Não há como não reconhecer a conexão  estreita entre os protestos em curso e o contexto propiciado pelos investimentos maciços nos megaeventos. A mídia e o governo tratou de reprimir brutalmente o movimento com a ideia de que isso "mancharia a imagem do país".

 Mauro Iasi

 Engels: "A cidade é a expressão das relações sociais de produção capitalista, sua materialização política e estatal que está na base da produção e reprodução do capital".

A vida que pulsava transbordou, e o dique da ideologia não foi capaz de contê-la. Foi a reconstrução da narrativa.
















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