A objetividade do conhecimento nas ciências sociais e políticas


Max Weber (1864-1920)

Resenha por Welliton Resende

Weber (corrente idealista) inicia o seu trabalho com uma distinção entre  juízo de valor e realidade empírica. Assim,  é necessário afastar os juízos de valor da análise da vida social. A consciência valorativa não deve guiar a investigação científica, isso porque os juízos de valor são impressões da realidade (carregadas de opiniões baseadas em crenças, sentimentos, valores, etc.), não possuindo, portanto, validade objetiva, já que o saber científico objetivo busca ver a realidade como ela é

O segundo item importante para a compreensão da objetividade é a critica aos modelos de leis nas ciências sociais. Max Weber afirma a impossibilidade da busca da verdade científica pelas leis que explicam os objetos, isso porque o objeto das ciências sociais é histórico, mutável, dinâmico e imprevisível. 

O cientista social trabalha com padrões de probabilidades e não com leis, as leis são somente meios e não os fins da analise sociológica. Desse modo, sempre há elemento de parcialidade presente nas análises sociais, não há como exercer a prática científica livre de pressupostos. O "tipo ideal" de Weber seria um recurso metodológico capaz de evitar o juízo de valor e os pressupostos na análise da vida sócio-econômica. "É uma construção intelectual destinada à medição e à caracterização sistemática das relações individuais, isto é, significativos pela sua especificidade”.

"O tipo ideal" é um conceito racional construído através de ideias, com a finalidade de comparação com a realidade que, em sua essência, já difere em substância desta elaboração racional. Weber alerta que o tipo ideal nunca será igual à realidade, e ainda ressalta que esta noção de ideal é diferente de exemplar, do “dever ser”, pois não tem valor moral.

Exemplos de tipos ideais: o capitalismo, a democracia, a sociedade, a lei e a burocracia.

Frases de Weber:

 "O passado é o elemento fundante do presente".

"A história é o resultado de uma série de fatores de ordem política, cultural, religiosa etc". 
Notas: Para Karl Max é historia seria apenas o resultado de acontecimentos econômicos.

"A ação humana mais compreensível é aquela que apresenta maior racionalidade".

"O capitalismo é um fenômeno que atravessa a história. Lucro já era buscado nas sociedades primitivas".

Marx: "O capitalismo é um fenômeno da era moderna".

As ações racionais humanas tem relação com:
a)Objetivos;
b)Valor (moral);
c)Afetiva;
d)Emocional.

Tipos de dominação:
I-Legal (Burocracia);
II- Tradicional (Crença na santidade da ordem dada);
III-Carismática

 
       


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