Órgãos da Rede de Controle e entidades celebrarão o Dia Internacional contra a Corrupção em São Luís




Dia 9 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção. A data é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida.

A proposta de criação do Dia Internacional contra a Corrupção  foi apresentada pela delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil.

O Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto da Convenção em maio de 2005. No dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei. 

No Brasil, é a Controladoria-Geral da União o órgão responsável pela implementação da Convenção. Desde então, todos os anos a CGU promove celebrações do Dia Internacional contra a Corrupção em todos as capitais do país.

Aqui na capital, a Rede de Controle da Gestão Pública, com o apoio de sindicatos, associações e entidades,  promoverão no dia 9 de dezembro evento de celebração do Dia Internacional contra a Corrupção. O evento será realizado na Praça Deodoro e é aberto à participação de todos os interessados.

Com a iniciativa, as entidades e os demais órgãos da Rede de Controle  pretendem ampliar a divulgação das ações governamentais voltadas para o combate à corrupção e sensibilizar a população sobre a importância do controle social. 

Veja a programação completa:

Dia 09 DE DEZEMBRO  -  Evento de mobilização popular

Local: Praça Deodoro em São Luís/MA
Horário:  14h às 18h
1.Distribuição de cartilhas;
2.Apresentações artísticas (Banda da Polícia Militar, cantores locais e grupos teatrais);
3.Instalação da “Tribuna Popular”; e,
4.Stands com serviços ao cidadão:
   SENAC  -  corte de cabelo
   SESI      -  saúde bucal
   SESC     -  medição de pressão arterial
 




Comentários