Nesta quarta (18) os servidores da Controladoria-Geral da União no Maranhão, realizaram ato, na capital, contra a extinção do órgão. Segundo os organizadores, as manifestações ocorreram em todos os estados e contou nacionalmente com a mobilização de sindicalistas, órgãos das Redes de Controle e movimentos sociais.
Vestidos de preto, o movimento em São Luís contou com a participação dos 35 auditores que trabalham na fiscalização dos recursos públicos federais transferidos ao estado.
De acordo com o sindicato, a extinção da CGU foi realizada por meio da Medida Provisória nº 726/2016, de 12 de maio de 2016. O artigo 1º, inciso 4º, decretou o fim do órgão que combateu a corrupção por mais de 14 anos.
De acordo com a MP, as funções da extinta passaram para o recém criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
A desvinculação da Presidência da República coloca a CGU no mesmo patamar hierárquico dos demais ministérios e isso para o controle é muito ruim, porque quem controla tem que estar acima na cadeia hierárquica sob pena de ineficácia de suas decisões.
A estratégia agora é sensibilizar o governo para
modificar a MP e manter o órgão com as suas atribuições originais,
enfatizaram os servidores.
A avaliação é que o caminho seguido pelo presidente Michel Temer enfraquece em demasia o controle interno no Brasil. Uma CGU forte tem muito a contribuir com o enfrentamento da corrupção!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.