Rede de Controle do Maranhão é uma das mais atuantes do Brasil


Criada em março de 2010, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, a Rede de Controle da Gestão Pública é composta por órgãos e entidades de fiscalização, auditoria e controle interno e externo com atuação no Estado.
 
Fazem parte da Rede, dentre outros órgãos, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral do Estado, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, as Secretarias Estaduais de Fazenda, Segurança e Controle, o Tribunal de Contas do Estado, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Tribunal Regional Eleitoral, dentre outros.

A Rede de Controle é um centro decisório interorganizacional que visa aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. O principal objetivo da Rede de Controle é desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
 
Aqui no Maranhão o enfrentamento à corrupção se faz da seguinte forma:

a)Capacitação da sociedade para o exercício do controle social;
b)Capacitação de gestores para a melhoria da gestão pública;
c)Avaliação da transparência dos municípios;
d)Troca de informações estratégicas; e,
e)Realização de operações especiais.

Veja alguns dos resultados expressivos:









Comentários