O que é o cadastro Pró-Ética da CGU?




A ideia da CGU é tornar o ambiente corporativo mais íntegro. A corrupção atrapalha as leis de mercado e sua prática deve ser combatida por todos, não somente pelos órgãos de controle.

As empresas que adotam voluntariamente medidas de integridade em seus negócios se comprometem a trabalhar a prevenindo a corrupção e a ocorrência de fraudes.

A Lei da Empresa Limpa ( Lei nº 12.846/2013) possibilitou a alteração da metodologia de avaliação e a  forma de divulgação das empresas que forem avaliadas positivamente pelo Comitê Gestor. 

A avaliação do cadastro Pró-Ética é anual e se inicia com uma análise prévia de perfil de cada empresa, seguida de um questionário com perguntas abertas. 

Saiba mais?

A empresa já precisa ter adotado um programa de integridade?
 -Sim

Como é feita a divulgação dos resultados? 
-Através da publicação de uma lista anual das empresas aprovadas pelo Comitê Gestor naquele ano. A cada ano é realizado um evento para anúncio da lista e entrega da marca Pró-Ética para as empresas que forem aprovadas.

E em relação às boas práticas?
-A ideia também é  divulgar as melhores práticas de integridade apresentadas no ano, o que amplia a possibilidade de compartilhamento de boas ideias e de projetos para empresas que desejam criar ou aprimorar seus programas de integridade e, ao mesmo tempo, reforça a visibilidade em torno das empresas Pró-Ética.

Há algum tipo de feedback às empresas participante?
 
Outro ponto de destaque na nova estrutura do Pró-Ética é que todas as empresas que participarem da avaliação receberão um relatório com a análise detalhada de suas medidas de integridade. Assim, mesmo aquela empresa que ainda não está apta para figurar na lista anual do Pró-Ética poderá aproveitar a participação nessa iniciativa para aprimorar seu programa de integridade de acordo com a avaliação recebida e com as melhores práticas que serão divulgadas.

Quais os objetivos do Pró-Ética?
    a)Reconhecer as boas práticas de promoção da integridade e de prevenção da corrupção em empresas que adotam voluntariamente medidas desejadas e necessárias para criação de um ambiente mais íntegro, ético e transparente no setor privado e em suas relações com o setor público; 

    b)Conscientizar empresas sobre seu relevante papel no enfrentamento da corrupção ao se posicionarem afirmativamente pela prevenção e pelo combate de práticas ilegais e antiéticas e em defesa de relações socialmente responsáveis; 

    c)Fomentar, no âmbito do setor privado, a implementação de medidas de promoção da ética e integridade e contra a corrupção; e 

    d)Reduzir os riscos de ocorrência de fraude e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado.

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