e-Ouv recebe mais de dez mil manifestações


Sistema funciona como canal informatizado para entrada e tratamento de denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogio.



Fonte: CGU
 

Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv) recebeu mais de dez mil manifestações, desde a criação da ferramenta em dezembro de 2014. O e-Ouv funciona como canal informatizado para entrada e tratamento de manifestações como denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios.

A ferramenta funciona 24h e é voltada principalmente às ouvidorias que ainda não possuem canal informatizado para manifestações. Os assuntos mais recorrentes são: comércio e serviços (29,1%), administração (26,8%), agropecuária (11,3%), educação (7,4%) e 25,4% não informam o assunto. Em apenas nove meses, o e-Ouv já recebeu 10.075 manifestações, sendo 44,8% solicitações.

Até o momento, cerca de 83% das manifestações foram respondidas, enquanto outras foram reencaminhadas para ouvidorias que ainda não utilizam o sistema ou aguardam resposta. O ouvidor-geral da União, Luís Henrique Fanan, explica que o sistema é oferecido gratuitamente pela Controladoria: “O e-Ouv não possui custo para as ouvidorias, e a CGU é responsável pela manutenção. Já são 64 as ouvidorias que aderiram ao sistema”.

Qualquer cidadão pode fazer manifestação pelo sistema e não é necessário cadastro. Contudo, quem o realiza tem acesso ao histórico dos encaminhamentos. O sistema também recebe manifestações anônimas. A maior parte dos cidadãos que se identificaram é de São Paulo, seguido de Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia.

No Maranhão, mais informações e apresentação do sistema são realizadas pelos servidores da CGU Welliton Resende e George Santana. Contatos (98) 3194-2009.
 


 


 

Comentários