Sistema funciona como canal informatizado para
entrada e tratamento de denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e
elogio.
Fonte: CGU
O Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv)
recebeu mais de dez mil manifestações, desde a criação da ferramenta em
dezembro de 2014. O e-Ouv funciona como canal informatizado para
entrada e tratamento de manifestações como denúncias, solicitações,
sugestões, reclamações e elogios.
A
ferramenta funciona 24h e é voltada principalmente às ouvidorias que
ainda não possuem canal informatizado para manifestações. Os assuntos
mais recorrentes são: comércio e serviços (29,1%), administração
(26,8%), agropecuária (11,3%), educação (7,4%) e 25,4% não informam o
assunto. Em apenas nove meses, o e-Ouv já recebeu 10.075 manifestações,
sendo 44,8% solicitações.
Até
o momento, cerca de 83% das manifestações foram respondidas, enquanto
outras foram reencaminhadas para ouvidorias que ainda não utilizam o
sistema ou aguardam resposta. O ouvidor-geral da União, Luís Henrique
Fanan, explica que o sistema é oferecido gratuitamente pela
Controladoria: “O e-Ouv não possui custo para as ouvidorias, e a CGU é
responsável pela manutenção. Já são 64 as ouvidorias que aderiram ao
sistema”.
Qualquer
cidadão pode fazer manifestação pelo sistema e não é necessário
cadastro. Contudo, quem o realiza tem acesso ao histórico dos
encaminhamentos. O sistema também recebe manifestações anônimas. A maior
parte dos cidadãos que se identificaram é de São Paulo, seguido de Rio
de Janeiro, Distrito Federal e Bahia.
No Maranhão, mais informações e apresentação do sistema são realizadas pelos servidores da CGU Welliton Resende e George Santana. Contatos (98) 3194-2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.