Conselheiros Municipais e sociedade civil do Maranhão e Piauí são capacitados em São Domingos do Azeitão




Neste sábado, 27 de setembro, foi realizada mais uma etapa de capacitação presencial do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público na cidade de São Domingos do Azeitão, que fica localizada no sul estado e possui 7 mil habitantes. O programa foi criado para fomentar o controle social com a formação dos conselheiros de acompanhamento de políticas públicas.

O treinamento ocorreu na Igreja Matriz e contou com a presença de 100 conselheiros das áreas da assistência social, saúde e educação. Enviaram representantes as cidades maranhenses de Paraibano, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Fortuna, Pastos Bons, Nova Iorque e São João dos Patos. Do Piauí, vieram também conselheiros das cidades de Baixa Grande do Piauí, Sebastião Leal e Uruçuí. 

Participaram da organização do evento os servidores dos Núcleo de Ação da Prevenção à Corrupção (NAP's) dos estados do Maranhão e Piauí. A programação envolveu temas como análise de prestação de contas, portal da transparência, educação fiscal, Lei de Acesso à Informação, as pequenas corrupções do dia-a-dia e mecanismos jurídicos disponíveis para o exercício do controle social.

O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Domingos do Azeitão e, além das regionais do Maranhão e Piauí, houve ainda a participação da Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ-MA).

Comentários