Conselheiros aprendem a fiscalizar os recursos públicos em Bacabal


Abertura solene do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, em Bacabal-MA

Encerrou-se ontem (05/06), em Bacabal,  a oitava etapa do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público. Criado pela Controladoria-Geral da União, o programa tem por objetivo preparar a sociedade para o exercício do controle social.

O evento iniciou-se  no dia 03/06, no Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e contou na abertura com a presença do chefe da CGU-Regional/ Francisco Alves Moreira e do prefeito de Bacabal Zé Alberto Veloso, dentre outras autoridades.

O treinamento consistiu em oficinas, palestras e visitas técnicas realizadas por conselheiros e lideranças sociais. Nas visitas técnicas monitoradas por auditores da CGU, os conselheiros das áreas da assistência, educação e saúde puderam visitar uma escola municipal, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e um posto de saúde. Lá aplicaram questionários junto a usuários, verificaram as instalações físicas e inspecionaram os materiais a serem utilizados. Ao final produziram um relatório.

"Foram muitos proveitosas as visitas, os auditores da CGU nos ensinaram como fiscalizar os recursos públicos", relatou a conselheira da saúde Ana Campos.
Rogério Coqueiro (CGU) coordenada a visita ao posto de saúde em Bacabal-MA

Na realização do evento foram apresentadas palestras sobre a Lei de Acesso à Informação, ouvidoria, educação fiscal, licitações e sobre como estruturar um Sistema de Controle Interno. O treinamento foi realizado pela CGU, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ) e Comissão Central de Licitações (CCL). Com o apoio da UFMA, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Prefeitura de Bacabal. O evento contou com a participação de 205 pessoas.

Comentários