Três municípios assinam termo de adesão ao Programa Brasil Transparente no Maranhão

Agora já são 25 cidades no Maranhão comprometidas com o acesso à informação e à transparência.
Francisco Moreira, Chefe da CGU-Regional/MA, dando as boas-vindas

Com o desafio de buscar o acesso à informação e a transparência, prefeitos de três municípios do Maranhão aderiram na última quinta-feira (10/04) ao Programa Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União. No estado, o programa já conta com a adesão de 25 municípios.

No último evento de capacitação presencial do PBT, realizado em Coroatá, nos dias 09 e 10/04, mais dois municípios aderiram: Alto Alegre do Maranhão e Dom Pedro.  Segundo o chefe da CGU-Regional/MA, Francisco Moreira, "O Programa Brasil Transparente visa dar apoio à implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e ao aperfeiçoamento dos portais da transparência".

Moreira informou ainda que o acesso ao PBT se dá mediante a assinatura de Termo de Adesão específico. "Quando o município adere, a CGU passa a ser parceira da gestão municipal na área de transparência pública", frisou.
Prefeita Teresa Murad assinando o Termo de Adesão

A Prefeita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB) , durante a abertura do evento  discursou e lembrou do intenso trabalho que tem sido feito para melhorar a gestão municipal. "A parceria com a CGU veio em uma hora muito boa", disse a prefeita.


A capacitação presencial contou ainda com as palestras de Fernando Resende (gerente da SEFAZ), Ielma Rezende (auditora da CGE), Fábio Alex Mello (auditor do TCE-MA) e Ricardo Misko (promotor de Justiça da Comarca de Timbiras). Compareceu ao evento um público total de 129 pessoas que representaram 10 cidades.

Comentários