TCE, TCU e CGU promovem I Reunião Técnica dos Programas de Saúde



 Por Fernando Abreu*

Dando sequência a uma parceria que resultou na realização de dois eventos similares no ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e a Controladoria Geral da União no Maranhão (CGU-MA), dessa vez com a participação do Tribunal de Contas da União (TCU) promovem, nesta quarta(26), no auditório do TCE, a I Reunião Técnica dos Programas de Saúde .

A exemplo dos dois eventos anteriores, voltados para as áreas de Educação e Assistência Social, o evento desta quarta tem como objetivo capacitar os gestores municipais para a operacionalização de políticas públicas, dessa vez os programas da Saúde.

A programação, que começa com credenciamento às 08h, constará da palestra “Os Desafios  na gestão dos recursos na área da saúde”, ministrada pelo auditor da CGU, Rogério Coqueiro (às 09h), seguido de oficina técnica. As inscrições são feitas no local do evento, na sede do TCE, no Jaracati.

A ideia é que, ao participar desses programas, os gestores possam otimizar a utilização dos recursos destinados a cada área em questão,  evitando o desvio e o desperdício, principais inimigos do sucesso das políticas públicas não somente no estado, mas em  todo o país.

Por essa razão, investir na dimensão pedagógica e preventiva de sua atuação tem sido uma preocupação prioritária dos órgãos de controle como um todo. “O Tribunal de Contas vê nesses eventos uma grande oportunidade de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, o que também é parte de nossa missão constitucional”, afirma o presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim. Para Francisco Alves Moreira, Chefe da CGU-Regional/MA, “Com a realização desta oficina técnica, fechamos mais um importante ciclo na capacitação dos gestores públicos do Maranhão. Quem ganha é a sociedade”, afirmou.

o evento desta quarta conta com o apoio da Rede de Apoio da Gestão Pública, além da Prefeitura de Paço do Lumiar, que também apoiou os dois eventos realizados no ano passado.


*Jornalista do TCE-MA

Comentários