O polegar e a evolução humana

Cena do filme 2001: uma odisséia no espaço 

Por Welliton Resende

Uma das cenas mais marcantes e perfeitas do cinema pra mim é aquela retratada no filme 2001: uma odisséia no espaço, do genial diretor Stanley Kubrick.

A descoberta pelos macacos da utilização de um osso como utensílio de caça é brilhante.  Teria começado naquele gesto o inicio de uma revolução que teria chegado hoje às missões espaciais tripuladas.

Com o uso intensivo de ferramentas em suas atividades, o homem primitivo se distanciaria cada vez mais dos outros animais. Aliás, a produção de utensílios foi o grande diferencial para a sobrevivência e supremacia da raça humana.

E de minhas leituras, vi que o desenvolvimento das habilidades humanas só foi possível graças a evolução do dedo polegar.

No início, o homem primitivo (Australopithecus) se movimentava utilizando-se de pés e mãos com um quadrúpede. Com a evolução do dedo polegar, as mãos ganharam mais funcionalidade e ele poderia finalmente locomover-se na posição vertical com o apoio de instrumentos rudimentares.

Portanto, para o homem primitivo deixar de ser quadrúpede e se tornar o Homo erectus, há 6 milhões de anos,  foi imprescindível o surgimento do dedo polegar.

Imaginem fazer qualquer tipo de coisa isolando-se o dedo polegar. É tarefa quase impossível!






Comentários