Capacitar os gestores públicos é preciso. Primeiramente tem-se que aprender a separar o joio do trigo. Há gestores mal intencionados, mas também existem àqueles que querem trabalhar em prol dos seus munícipes.
Nesses casos, é obrigação dos órgãos da Rede de Controle fomentar a difusão de boas práticas de gestão e, com isso, mitigar o quadro de desqualificação que ainda persiste em muitas prefeituras do Maranhão.
Uma estratégia que foi concebida e que se mostrou muito eficaz foi a realização de capacitações focadas por área, as conhecidas "Reuniões Técnicas".
A ideia surgiu de discussões entre a Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar e o Núcleo de Ação da Prevenção à Corrupção (NAP) da CGU/Regional-MA. Daí o passo seguinte foi procurar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e formatar a ação.
A primeira Reunião Técnica realizada foi a de educação e contou com a participação de 15 municípios. E foram abordados os programas federais Fundeb e Alimentação Escolar (PNAE).
Em seguida, foi a vez dos órgãos parceiros realizarem a Reunião Técnica da área da Assistência Social com a participação de 20 municípios. No qual foram trabalhados os programas Bolsa Família e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Com estratégia consolidada, os órgãos da Rede de Controle preparam agora a terceira reunião técnica que irá tratar dos programas da área da saúde. Em breve, mais novidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, comente e concorra a um livro autografado pelo prof. WR.