Prefeitos do Maranhão e Piauí participam de capacitação do Programa Brasil Transparente




Abertura solene da capacitação em Tutóia-MA
Nos dias 18 e 19 de junho/2013 foi realizada a Capacitação Presencial do Programa Brasil Transparente em Tutóia-MA. Este evento contou com a atuação conjunta dos NAP’s MA/PI e dos órgãos integrantes da Rede de Controle do Maranhão . 

Na abertura do evento, o Chefe da CGU-PI, Orlando Vieira, agradeceu a presença dos 10 prefeitos presentes ao encontro e, em seguida, proferiu a palestra “A CGU e o Programa Brasil Transparente”.
O prefeito de Tutóia, Raimundo Baquil, enfatizou o apoio da CGU na implementação do acesso à informação e da transparência. “Vivemos um novo momento, onde a CGU se apresenta como parceira daqueles gestores que respeitam a coisa pública”, enfatizou o prefeito.

Em seguida, o representante do Tribunal de Contas da União, Alberto de Sousa, proferiu palestra “O direito de acesso à informação e seus princípios”.  No encerramento do primeiro dia do curso de capacitação presencial do PBT, à tarde, os servidores dos NAP’s Conceição Angélica (CGU-PI), Alessandra Vieira (CGU-PI), Gaspar Lima (CGU-MA), Welliton Resende (CGU-MA) e Iaci Castello (CGU-GO) realizaram estudos de caso com temas voltados ao acesso à informação.

No último dia evento, houve palestras do promotor de Justiça da Comarca de Tutóia, Weskley Pereira e do gerente da SEFAZ-MA, Fernando Resende. Em seguida, foi realizada uma oficina prática onde foi confeccionado uma minuta do decreto da Lei de Acesso à Informação em âmbito municipal, que foi disponibilizada a todos os participantes.

“Com a construção da minuta do decreto, o nosso trabalho ficou mais fácil, pois agora é só enviar para a discussão na Câmara Municipal”, afirmou Iluska Suassuna, assessora da prefeitura de Santana do Maranhão.

Ao final, Iaci Castello (NAP-GO) proferiu a palestra “e-SIC e Serviço de Atendimento ao Cidadão”.  Ao todo o evento contou com a participação de 135 pessoas, que representaram 26 cidades, sendo 15 do Maranhão e 11 do Piauí.


Comentários