Novos prefeitos vão herdar contas no vermelho e municípios destroçados

Por Waldemar Ter

A quase um mês e meio do dia da posse dos novos e dos prefeitos reeleitos, em primeiro de janeiro de 2013, os cenários que as equipes de transição estão encontrando pela frente não são nada alentadores, a começar por São Luís, pelas contas que existem para pagar.

Muitos dos novos prefeitos não conseguiram nem fazer a equipe de transição ter acesso às dívidas, lista de servidores, receitas e obras em andamentos, para que tenham um mínimo de informações para que possam adotar as medidas mais urgentes quando assumirem.

Em Viana, por exemplo, o gestor Riva Luís está enfrentando problemas com a Justiça, mas as dividas estão aos montes.

Na realidade, a atual safra de prefeitos maranhenses não foi das melhores e o resultado está sendo pago pelo eleitor, que pouco ânimo teve para ir votar. São ruas esburacadas, salários por pagar, escolas e saúde péssimas, sem muito que comemorar.

Enquanto os gestores enriqueceram, a população ficou cada vez mais pobre, a ver prefeitos e secretários, a maioria parentes, passear em carrões e colecionar mansões e apartamentos.

Um drama que só auditorias podem mostrar qual a real extensão dos problemas financeiros de cada município, mas a grande maioria vai herdar contas no vermelho e cidades esburacadas.

Comentários