Notinhas da manhã: Lei de Acesso, Codó, Buriticupu, Santa Inês, Isadora Faber


Lei de Acesso à Informação  está com tudo

A Recém publicada Lei nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação) já pegou no Brasil. Agora mesmo, a CGU montou uma equipe com 10 auditores provenientes dos estados para analisar os recursos que chegam à 3ª entrância. A coisa ocorre da seguinte forma, se o cidadão tem negado o seu pedido de informação no órgão onde ele fez o pedido (1ª entrância), ele pode recorrer ao ministério (2ª entrância) responsável pelo pasta. Se ambos negarem, ele pode recorrer diretamente à CGU.




Codó, Buriticupu e Santa Inês receberão ações de prevenção à corrupção

Neste mês, mais três municípios do Maranhão serão contemplados com ações de capacitação presencial voltadas ao controle social dos recursos públicos. O Núcleo de Ação de Prevenção à Corrupção da CGU-MA (NAP) prepara três atividades muitos importantes. Em Codó, no dia 14,  participará de um "Seminário sobre a Elaboração e Fiscalização de Orçamentos Participativos",  que é promovido pela Diocese de Coroatá.  No dia 20,  no campus do IFMA-Buriticupu,  será realizado um debate acadêmico com o tema "Acesso a informação, um direito de todos". E para fechar o mês, no dia 22, a CGU reunirá conselheiros de acompanhamento de políticas públicas de 22 municípios em Santa Inês para um grande treinamento. Esse pessoal do NAP não pára!



O efeito Isadora Faber

O post sobre a estudante de 13 anos que criou uma página no facebook para denunciar o descaso com a sua escola  recebeu centenas de acessos nos últimos dias. Imagine se a moda pega aqui no Maranhão, com nossas escolas caindo aos pedaços e desabando ( literalmente)  na cabeça das crianças como ocorreu em Icatu.






Comentários