Propaganda ao gosto do freguês

Publicitário Duda Mendonça e  a governadora Roseana Sarney no arraial da lagoa, em São Luís-MA



Por Nogueira Júnior*


Existe um ditado popular que diz o seguinte: “Casa de ferreiro, espeto de pau. Não é que é a pura verdade. Digo isso, pois observo as propagandas oficiais dos Governos Municipal e Estadual, porém aqui vou me reportar aos festejos juninos e as comemorações dos 400 anos da nossa querida São Luís, e claro, aos seus “grandiosos” presentes.

Concordo que o sistema de comunicação (propaganda) foi ostensivo em torno dos festejos juninos e o aniversário da cidade. É presente de todo tipo; Via Expressa, Avenida Quarto Centenário, Estádio Castelão, Asfalto, Sinalização, VLT, Hospital de Urgência e Emergência e a Extensão da Litorânea, trecho que vai até o bairro Olho D’agua.

Será que nesse pacote não cabe uma atenção especial para a educação, por exemplo? As propagandas estão espalhadas nos quatro vários cantos da cidade. Cada um procurando dá um valor maior a seus feitos. Acredito que estas obras vão reestruturar a nossa São Luís, contudo é preciso muita mais.

O governo estadual com o “domínio” da impressa saiu na frente expondo todo sua pompa nas músicas, jingles e, é claro, explorando as belas imagens da ilha, onde a própria natureza se encarrega de manter, dando visibilidade a “tudo”.

Lamento, pelo desconhecimento de alguns que ao ver tanta coisa e ouve o som do maracá ritmado nas propagandas acaba “caindo” na tentação e se deixa levar.

Já a propaganda municipal torna-se “pequena”, diante do jornal, do rádio onde ecoavam a todo momento: O melhor São João de todos os tempos.

Os festejos acabaram e confesso que não vi nada de tão inesquecível nesse São João. Não estou tirando o mérito das nossas brincadeiras que por se só já fazem sucesso. Claro com exceções de algumas que se transformarão em “agências” de modelos. Esperava ações mais concretas que envolvesse toda a comunidade ligada ao campo da cultura, esporte e lazer. Vi sim, muita propaganda, com o único interesse de transformar a “obrigação” que têm como de gestores públicos em favor.

Para conferir in loco, dei uma volta nos arraiais da cidade. Estava ansioso para ver a animação do povo, essa sim é a propaganda real, contagiante. No entanto, teve algo que me chamou atenção no arraial da Lagoa.

Quando eu procurava um local para sentar com minha família e aproveitar a noite, me dirijo em direção a uma mesa vazia, me organizando para sentar, chega um segurança e me fala que estava reservada. Foi então que percebi que se tratava de um camarote reservado para as autoridades e convidados. Um ambiente muito bem decorado, madeira de primeira, parecendo uma casa de praia, com direito a um mirante, lá nas alturas para ver o povo de cima, implicitamente, expresso quem pode, pode. Quem não pode fica embaixo.

Sendo assim tanto o Governo Estadual, quanto o Municipal estão enchendo nossas mentes de propagandas nos envolvendo num jogo de sedução midiática. Ainda veremos mais, afinal de contas o dia para se cortar o bolo é só em setembro, mês do aniversário. Mas a melhor fatia, a ser saboreada do bolo, nós eleitores deveremos oferecer no dia 07 de outubro, assim eu espero!



*Bacharel em História – UFMA, Especialista em História do Maranhão – UEMA  e Técnico em Lazer - IFMA

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