O grande legado da tia Dalcy

Dalcy Marques de Freitas Torres (1942-2001)


Perdas de entes queridos quem não as tem? Agora não me refiro a qualquer um ente, faço remissão nestas breves e emotivas palavras a uma pessoa que foi vital para que eu chegasse onde estou hoje. Minha amada tia e mãe de criação Dalci Marques de Freitas Torres, carinhosamente chamada de  'pipi'.

Foi lá pelos idos de 1977, eu com a idade de  5  e minha irmã com 3 anos, respectivamente,  que a conhecemos, após uma separação abrupta dos nossos pais na pequena cidade de Campestre do MA. Ela, com todo amor e dedicação  deste mundo,  nos acolheu e nos abrigou  em São Luís como se fôssemos produtos gerados de seu ventre.

Uma pessoa extremamente pobre, dotada de pouquíssimo estudo, descasada, manicure...mas com o desejo muito forte em seu coração de ajudar dois irmãos recém-abandonados pelos pais. Esta mulher, que humildemente classifico de "mais que uma mãe",  foi o grande diferencial em nossas vidas.

E ao fazer este pequeno artigo, meu intento é contribuir para que sua memória e seus feitos possam ser perpetuados  nas redes sociais. Nós todos passaremos-afinal eis o nosso destino- mas o rastro que deixarmos jamais poderá ser esquecido.

E esta senhora de cabelos grisalhos chamada Dalci tem um lugar estratégico no panteon das pessoas de bem, das pessoas honestas...os elogios rasgados à memória de minha eterna e querida  maezinha do coração tem sua razão de ser.

Criou-me, educou-me, ensinou-me valores. É dela que trago a minha parte mais bonita: acreditar no sonho e lutar para realizá-lo plenamente. Este é o grande legado de uma pessoa que conseguiu aos trancos e barrancos formar os filhos sem ao menos tê-los gerados naturalmente. Prova inconteste de amor incondicional e abnegação.

Caro leitor, o Brasil hoje é quinta economia mundial e tem uma  malha de proteção social  enorme e diversificada para as pessoas pobres e extremamente pobres, no entanto, nos anos 80 e 90, conhecida como as "décadas perdidas",  a fome imperava na mesa de boa parte da população brasileira e acentuadamente na da população nordestina. É neste cenário que fomos amparados por este anjo celestial.

Sempre me utilizo da expressão "PPA divino" para ilustrar o que a tia Dalci representou pra mim. Ela foi um grande anjo em minha vida. E este pequeno ensaio representado por estas palavras trêmulas, porém eivadas do mais puro sentimento de gratidão e amor, é uma minúscula forma de resgatar os feitos desta grande heroína.

Ela não venceu os ingleses na idade média, tal qual Joana D'arc, tampouco revolucionou a Química, como fez Marie Curie, no entanto seus feitos serviram para mudar a trajetória de vida de um ser humano.

Em sua análise sobre o sonho, Freud disse que estes servem para manter o nosso equilíbrio emocional. Ou seja, para levar-nos a uma dimensão que está faltando em nossas vidas. Em relação a mim, sonho contemplando a face de minha doce maezinha quase todas as noites, pois isto faz com que eu me equilibre. É vital sentir o seu afago, o seu carinho... e o seu amor.

A você,  maezinha,  fica a minha eterna gratidão e a certeza de que um dia tornaremos a nos encontrar cedo ou tarde.

Comentários