São Francisco do Brejão, um município abandonado à própria sorte

Por Josué Moura

Paradoxalmente ao abandono de Brejão, o prefeito e sua família vivem uma vida suntuosa e nababesca, contrastante com a agrura generalizada em  que vive a população do município.

Prefeitura teve recentemente a luz cortada
O próspero município de São Francisco do Brejão, localizado há 60 Km de Imperatriz,vive um momento difícil administrativamente, desde que o então prefeito Alex Alves chegou ao poder.

O caos se instalou desde então chegando a prefeitura e outros órgãos terem até a energia cortada, fato amplamente divulgado por blogs e outros meios de comunicação.  Tudo isso acontece pela total falta de atuação da prefeitura e da cobrança dos órgãos fiscalizadores.

As estradas sem manutenção, a falta constante de transporte escolar agrava o sofrimento das famílias que moram no interior do município que podem no futuro, comprometer o desempenho desta importante bacia leiteira regional. 

Já na saída da cidade, em direção a Zona Rural para o povoado de Centro do Robertão, presenciamos o caos da principal rodovia municipal abandonada desde que o atual prefeito tomou posse. Outra demonstração de descaso e abandono: o matadouro municipal cuja construção iniciada na gestão anterior, exigência de órgãos sanitários, cai aos pedaços, abandonado, sem nenhuma previsão de sua conclusão. 

Basta entrar no município para se constatar a veracidade de tudo isso, a maneira  como o  prefeito que na opinião da maioria da população é um fantoche da  ex-prefeita   Sônia,  sua mãe,  tem tocado a administração municipal . 

Sônia, a mãe do prefeito
O desrespeito é tanto que o transporte escolar pago com verba federal específica passa semanas inteiras e até meses sem recolher os estudantes com a desculpa de que falta combustível. Soma-se a tudo isto escolas inacabadas, salários dos servidores municipais atrasados, suspeita de fraude no concurso para contratação de funcionários. 
A saúde, não se consegue humanamente sequer atender um paciente com primeiros socorros. A Educação é um horror, professores mal remunerados e ensino de péssima qualidade...

Enquanto isto....

Alex, na boca do povo...
Paradoxalmente a tudo isso, o prefeito e sua família vivem uma vida suntuosa e nababesca, contrastante com a agrura generalizada em que vive a população do município.

O prefeito laranja reside numa mansão de primeiro mundo no elegante bairro dos Três Poderes em Imperatriz, em cujo interior tem a sua  disposição uma numerosa frota de  Toyotas  de marca Hilux.

Comentários na cidade dizem que Alex só em sua festa de núpcias gastou R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais). “Na boca miúda”, dizem que foi retirado do FPM municipal.

A vida faustosa do jovem prefeito é um acinte ao cidadão trabalhador daquele município. Tanto luxo, tanta riqueza, contrapõe com a modesta renda oriunda da pequena empresa de ônibus (Autoviária Santos) de sua família, cujos veículos se encontram em avançado estado de desgaste.  Por certo, a renda auferida pela empresa seria insuficiente para manter tamanho fausto do prefeito e sua corte.

Residencia dos três poderes(Imperatriz), longe de Brejão


Chamamos a atenção dos senhores Vereadores, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). 

Esta farra não pode continuar.


Comentários